Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Presentes de natal

Quando lhes perguntam que presentes querem para este Natal, 3 em cada 10 portugueses respondem: perfumes e relógios.

De facto, estes são o presente mais desejado (30%) pelos portugueses, neste Natal, segundo o Observador Cetelem. O vestuário (25%) e os produtos culturais (19%) completam o top 3 dos presentes mais esperados.

No ano passado, a lista de prendas mais desejadas era encabeçada pelo vestuário, lazer/viagens e perfumes/relógios, sendo que cada uma destas categorias reunia 19% das intenções.

Além dos perfumes/relógios, vestuário e produtos culturais, os portugueses esperam também receber smartphones (11%), telemóveis (7%), tablets (5%) e vouchers de oferta (3%).

Com menos relevância surgem depois os eletrodomésticos (2%), brinquedos (2%), equipamentos informáticos (2%), artigos de desporto (2%), eletrónica de consumo (1%), mobiliário (1%) e artigos de bricolagem/jardinagem (0,2%), que completam a lista de presentes desejados neste Natal.

O estudo constata ainda que tanto os consumidores do sexo masculino como do feminino gostariam de receber perfumes e relógios nesta época natalícia.

Cerca de 35% das mulheres e 24% dos homens esperam receber estes itens no sapatinho. Apesar do vestuário atrair mais consumidoras (29%), são também muitos os inquiridos do sexo masculino a desejar receber roupa como presente (20%).

Microsoft PowerPoint - ObsCetelem_ComprasNatal2015Na análise por faixa etária, as diferenças nos desejos de Natal são mais visíveis. A maioria dos grupos etários coloca os perfumes e relógios no topo da lista de presentes mais esperados, com exceção dos consumidores mais velhos.

O estudo verificou que os inquiridos entre os 55 e os 65 anos preferem produtos culturais (19%) e vestuário (17%) a perfumes e relógios (14%).

No que diz respeito às regiões, há diferenças: 35% dos consumidores do Sul (Algarve e Alentejo) preferem o vestuário. No resto do país, as preferências vão para os perfumes/relógios, embora com percentagens diferentes: 45% dos lisboetas, 39% dos habitantes do Centro, 32% dos do Porto e 19% dos do Norte (a mesma percentagem dos que preferem lazer/viagem).

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

13% dos portugueses planeiam passar férias fora de casa no Natal e Fim de Ano

Este ano, a percentagem de portugueses que optam por realizar férias fora de casa