Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mais de um europeu em dois efetua ainda a manutenção da sua viatura no concessionário que a vendeu. Portugal contradiz esta tendência: mais de metade dos automobilistas (57%) não pondera efetuar a manutenção do veículo no concessionário onde a comprou. Os dados foram revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2013, recentemente divulgado.

O orçamento que os consumidores consagram à manutenção automóvel não deixou de sofrer aumento, obrigando-os a procurar bons planos para este tipo de serviço. Em Portugal, os mecânicos independentes surgem como a opção em que os consumidores mais confiam.

Esta opção inscreve-se nesta mesma lógica de procura, por parte dos clientes, de alternativas que sejam interessantes para reduzir o custo da reparação ou da manutenção do veículo.

Apesar dos veículos serem cada vez mais evoluídos e melhor equipados do ponto de vista técnico, a manutenção “Faça Você Mesmo” (Faço eu mesmo / Peço a um amigo que o faça») seduz 12% dos consumidores portugueses, um número acima do da média dos oito países europeus analisados (9%).

Para que as despesas de manutenção automóvel diminuam, os consumidores europeus encaram igualmente o recurso a uma solução original: comprar as peças sobressalentes e contratar mão de obra em separado. 86% dos automobilistas portugueses concordam com esta alternativa e dizem estar dispostos a contratar somente a mão de obra do mecânico.

«Dissociar o custo das peças e o custo da mão de obra denota bem, mais uma vez, uma lógica de racionalização de custos: o pós-venda deverá enfrentar o desafio do custo “justo” para satisfazer um consumidor que, mais do que tudo, faz as suas escolhas com a mão na carteira. O relançamento da distribuição automóvel irá, assim, passar em grande parte pela capacidade que os concessionários e os vendedores tiverem de não serem só inspiradores da compra, mas serem, sobretudo, facilitadores junto dos clientes que procuram sempre informar-se sobre os condicionamentos ligados à compra e à utilização de uma viatura» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

Papelarias recuperam o 1º lugar como local de compra de material escolar

As papelarias são, este ano, o local favorito para as compras de regresso às