Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Enquanto a maioria dos europeus afirma não comprar carro por preferir manter a viatura atual (45%), em Portugal o motivo mais citado é a indisponibilidade para de momento se comprometer com essa despesa (44%).

A preferência por manter a viatura atual é colocada em segundo plano pelos consumidores portugueses (33%). Esta análise foi efetuada pelo Observador Cetelem e apresentada no Caderno Automóvel 2013.

Segundo este mesmo estudo, para contornar a subida dos custos na aquisição de automóvel, os europeus têm vindo a adaptar o seu comportamento: trocam menos de carro, escolhem veículos mais pequenos e menos dispendiosos ou em segunda mão.

Um pouco por toda a Europa, o peso do segmento de luxo automóvel diminuiu a longo prazo, com exceção de Portugal e do Reino Unido. Em Portugal, a venda de veículos de gama alta passou de 6% no ano 2000, para 8% em 2008 e 9% em 2011. Esta tendência, também verificada no Reino Unido, foi influenciada pelo aumento de carros de luxo nas frotas das empresas.

Contudo, Portugal continua a ser o país onde as intenções de compra de viaturas de ocasião são as mais elevadas: 63% admite que pretende fazê-lo dentro de dois anos, enquanto a média europeia se situa nos 46%.

No passado, Portugal foi também o país em que a compra de viaturas de ocasião foi mais significativa – 66% comparativamente a uma média de 50%, dos oito países analisados no estudo.

Quando questionados por que razões compram uma viatura de ocasião e não uma viatura nova, 72% dos portugueses alegam falta de meios/orçamento. Um número ainda significativo de inquiridos (28%) refere também o facto deste tipo de viatura ser suficiente para a utilização pretendida.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

Papelarias recuperam o 1º lugar como local de compra de material escolar

As papelarias são, este ano, o local favorito para as compras de regresso às