Apesar de continuar a ser a categoria de produto mais referenciada pelos consumidores portugueses, as intenções de compra de vestuário para oferecer no Natal diminuíram em relação a 2011: 69% para 59%.
Mantém-se a intenção de comprar Brinquedos (48% em 2012 e 49% em 2011) e Produtos Culturais (46% em 2012 e 42% em 2011). Estes dados foram revelados por um estudo do Observador Cetelem que analisa as “Intenções de Compras para o Natal”.
Os Vouchers de Oferta foram a categoria em que a intenção de compra para presente de Natal mais aumentou em relação a 2011, de 3% para 9%.
Os Cabazes também foram mais referenciados em 2012 (12% comparativamente com os 9% em 2011), bem como os Telemóveis (passam de 4% para 7%).
Existe ainda uma tendência para a diminuição das intenções de compra de Perfumes e Relógios (40% em 2011 para 32% em 2012). Os jogos eletrónicos e de vídeo quase não sofrem evolução (12% em 2012 e 11% em 2011).
Este inquérito do Observador Cetelem procurou ainda perceber quais os critérios que são mais importantes para os portugueses na hora de adquirir um presente de Natal. A maioria dos inquiridos, 52%, referiu em primeiro lugar a utilidade do presente e 47% citou o preço, dando prioridade a ofertas mais baratas.
Apenas 1% dos inquiridos mencionou as prendas socialmente responsáveis, sendo que este critério foi colocado em terceiro lugar por 82% dos consumidores portugueses.
Todos estes dados fazem parte do estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Consumidores Portugueses para o Natal 2012, realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 1 a 3 de Outubro de 2012. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.