As pousadas da Juventude de Lagos e da Arrifana – Aljezur fazem parte de um conjunto de 14 que a Movijovem vai concessionar a privados até ao verão. Os concursos para as concessões foram abertos hoje e encerram no dia 8 de junho.
A concessão será válida por 15 anos e podem candidatar-se entidades, empresas ou particulares.
Para além das duas pousadas “algarvias”, foram abertos concursos para as pousadas de Alfeizerão, Alijó, Alvados – Porto de Mós, Areia Branca, Bragança, Lisboa, Lousã, Melgaço, Penhas da Saúde, S. Pedro do Sul, Vilarinho das Furnas e Viseu.
Segundo o Dinheiro Digital, que cita o Secretário de Estado do Desporto e Juventude Emídio Guerreiro, esta «é a primeira fase, depois teremos outras fases. Se calhar, até junho ainda poderemos ter novidades. Até porque há um conjunto de pousadas que estão a ser negociadas diretamente com municípios».
O Governo quer concessionar até final do ano, cerca de 25 pousadas e, segundo o governante, «os municípios foram consultados sobre o seu interesse em gerirem estas pousadas».
A adjudicação será feita segundo o critério da proposta economicamente mais vantajosa. O procedimento será integralmente disponibilizado na plataforma eletrónica de contratação pública SaphetyGov.