Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

João Fernandes vai candidatar-se à presidência da Associação Turismo do Algarve. O atual presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), visa, desta forma, colocar as duas entidades, responsáveis pela promoção interna e externa da região, a falar «a uma só voz».

As eleições na ATA, entidade que junta sócios do setor público e privado e tem como missão promover o Algarve, enquanto região turística, a nível internacional, estão marcadas para o dia 3 de Dezembro. Para já, a lista encabeçada pelo atual presidente da RTA é a única conhecida, mas o período de apresentação de candidaturas está aberto até quarta-feira.

No passado, os presidentes da RTA também o eram, por inerência, da Associação Turismo do Algarve. Mas, com a mudança da orgânica das Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), o dirigente máximo da ATA passou a ser eleito pelos seus cerca de 360 sócios. Desde então, nunca um presidente da RTA acumulou o cargo de presidente da ATA.

Em declarações ao Sul Informação, João Fernandes assegurou que a lista que encabeça conta «com um amplo e diversificado apoio». Desde logo, o dos sócios fundadores da ATA, nomeadamente da RTA, da AHETA (Associação dos Hoteleiros e Empreendimentos Turísticos do Algarve), da AIHSA (Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve), da ACRAL (Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve), da APAVT (Associação das Agências de Viagens e Turismo) e da Algarve Golfe.

«Também temos o apoio de todos os grandes grupos económicos do turismo, como o Pestana e o Tivoli, mas também de unidades mais pequenas, como por exemplo do restaurante Alfazema», disse.

«Os nossos apoiantes representam os diferentes produtos estratégicos para a região, desde do Sol e Praia e do Golfe ao Turismo de Natureza e ao Turismo Náutico. Também temos apoios vindos de toda a região, de Sotavento a Barlavento, e dos vários subsetores, como as rent-a-car, o alojamento e os operadores de turísticos, entre outros», assegurou.

Foto: Gonçalo Dourado/Sul Informação

Para João Fernandes o facto de as duas entidades terem o mesmo presidente pode trazer diversas vantagens.

«Desta forma, poderemos criar sinergias que permitam rentabilizar melhor os parcos recursos de que dispomos. Também ganharemos mais eficácia e maior poder negocial», disse, ao Sul Informação, o presidente da RTA.

«Por vezes, quando vamos a certames internacionais, é muito difícil explicar esta separação entre a entidade cuja missão é estruturar o produto turístico da região e a associação responsável pela promoção da região fora da Península Ibérica. A nossa proposta é que passe a haver uma só voz», acrescentou João Fernandes.

Mas «o grande desígnio desta candidatura, mais do que liderar, é promover o trabalho em rede». Para o responsável máximo pela RTA, é necessária uma renovada atenção aos sócios da ATA, que permita «envolvê-los mais» naquilo que a associação faz.

«Tencionamos ter uma pessoa na equipa responsável por esta ligação à base de trabalho da ATA».

João Fernandes salientou, ainda, o reforço de verbas destinadas às Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) anunciado na passada semana pelo Governo.

Esta nova realidade «abre a possibilidade de trabalho em rede com outras regiões», acredita.

«Há várias temáticas que não envolvem só o Algarve. No Turismo de Natureza e das caminhadas, temos a Rota Vicentina e as Rotas de Santiago. No que toca aos grandes desafios do Brexit, abre-se a hipótese de colaborar com a Madeira, que também tem uma forte incidência de turistas britânicos».

Agora, João Fernandes propõe-se, «com o devido suporte dos agentes do setor, a fazer a ponte» entre as duas entidades que promovem a região turística do Algarve, mas também a garantir que há «um rejuvenescimento» na forma como se promove o Algarve além fronteiras.

sulinformacao

Também poderá gostar

Lota de Sagres_02

Lotas do Algarve são as que mais crescem em todo o país

Lota de VRSA ultrapassou os 14 milhões de euros de valor de venda do
Grande Lago Alqueva

Municípios portugueses do Grande Lago Alqueva vão ter sinalização turística inteligente

Apresentação do projeto decorreu em Reguengos de Monsaraz
AlgarOrange (1)|José Oliveira AlgarOrange (2)

Produtores de citrinos do Algarve juntam-se a pensar na internacionalização

Associação AlgarOrange junta nove dos maiores produtores de citrinos do Algarve