Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

São Lourenço do BarrocalO São Lourenço do Barrocal, o primeiro hotel de 5 estrelas do concelho de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, tem recuperação arquitetónica assinada por Eduardo Souto Moura e vai ser inaugurado amanhã, dia 18.

A inauguração está marcada para o meio dia, com a presença de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Por seu lado, Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vai inaugurar, pelas 16h30, a adega do São Lourenço do Barrocal e conhecer a componente vinícola do complexo turístico.

O projeto de desenvolvimento e a gestão do empreendimento estão a cargo de José António Uva, após um investimento turístico de 9 milhões de euros que gerou já a criação de 50 postos de trabalho, e de 14 anos de trabalho desenvolvido pela família proprietária da herdade desde o início do século XIX, juntamente com a família de António Menano.

 

São Lourenço do Barrocal

O São Lourenço do Barrocal localiza-se próximo da vila medieval de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, e disponibiliza 40 unidades de alojamento (22 quartos, 2 suítes e 16 casas) no seu hotel e monte alentejano, uma adega para produção de vinhos de marca exclusiva e um restaurante que assenta num conceito de trazer à mesa o melhor da produção agrícola da própria herdade, bem como dos produtores locais.

Trata-se de edifícios repletos de caráter, renovados segundo projeto de arquitetura de Eduardo Souto de Moura e interiores de Anahory Almeida.

O empreendimento turístico São Lourenço do Barrocal é, segundo nota da Câmara de Reguengos de Monsaraz, «um projeto assente na admiração e no respeito que lhe inspira a beleza do cenário natural e da paisagem rural de Monsaraz, em que está inserido, refletindo no seu nome uma das caraterísticas naturais mais monumentais da zona, os barrocais. Valorizando o sentimento de pertença ao Alentejo, à terra e a ligação íntima com o local, pretende revitalizar a noção de uma comunidade que aí sempre existiu, a vocação autossustentável da herdade e a beleza natural circundante, bem como o conforto aliado à contemporaneidade».

Para ajudar a esta concretização, tem à disposição dos seus hóspedes e visitantes um conjunto de atividades, como passeios de bicicleta junto ao Grande Lago Alqueva, rotas identificadas para caminhadas através da herdade, provas de vinhos, cestos de piquenique e aulas destinadas ao bem-estar. Eventos centrados na cultura e na valorização local terão também o seu espaço.

 

São Lourenço do Barrocal

Faz ainda parte da sua oferta o Susanne Kaufmann Spa Barrocal, uma loja para venda dos produtos da herdade, caso do vinho e do azeite São Lourenço do Barrocal, e de outros com origem nos produtores locais.
A horta biológica da herdade vai ainda disponibilizar hortícolas frescas e ervas aromáticas, para consumo do próprio hotel e restaurante, mas também para venda.

O São Lourenço do Barrocal marca assim uma forte aposta no enoturismo e nos turismos de natureza, cultural e de bem-estar, apresentando uma ampla oferta de atividades que visam proporcionar experiências de lazer no contexto do que pode ser a vida moderna no campo.

Os vinhos produzidos na herdade resultam do trabalho da premiada enóloga espanhola Susana Esteban, reconhecida pelas suas criações frescas e vibrantes.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Algarve é a região do país com mais hotéis com «incríveis piscinas»

Seis dos 14 hotéis portugueses com as piscinas mais incríveis, segundo o ranking feito