O São Lourenço do Barrocal, o primeiro hotel de 5 estrelas do concelho de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, tem recuperação arquitetónica assinada por Eduardo Souto Moura e vai ser inaugurado amanhã, dia 18.
A inauguração está marcada para o meio dia, com a presença de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Por seu lado, Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vai inaugurar, pelas 16h30, a adega do São Lourenço do Barrocal e conhecer a componente vinícola do complexo turístico.
O projeto de desenvolvimento e a gestão do empreendimento estão a cargo de José António Uva, após um investimento turístico de 9 milhões de euros que gerou já a criação de 50 postos de trabalho, e de 14 anos de trabalho desenvolvido pela família proprietária da herdade desde o início do século XIX, juntamente com a família de António Menano.
O São Lourenço do Barrocal localiza-se próximo da vila medieval de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, e disponibiliza 40 unidades de alojamento (22 quartos, 2 suítes e 16 casas) no seu hotel e monte alentejano, uma adega para produção de vinhos de marca exclusiva e um restaurante que assenta num conceito de trazer à mesa o melhor da produção agrícola da própria herdade, bem como dos produtores locais.
Trata-se de edifícios repletos de caráter, renovados segundo projeto de arquitetura de Eduardo Souto de Moura e interiores de Anahory Almeida.
O empreendimento turístico São Lourenço do Barrocal é, segundo nota da Câmara de Reguengos de Monsaraz, «um projeto assente na admiração e no respeito que lhe inspira a beleza do cenário natural e da paisagem rural de Monsaraz, em que está inserido, refletindo no seu nome uma das caraterísticas naturais mais monumentais da zona, os barrocais. Valorizando o sentimento de pertença ao Alentejo, à terra e a ligação íntima com o local, pretende revitalizar a noção de uma comunidade que aí sempre existiu, a vocação autossustentável da herdade e a beleza natural circundante, bem como o conforto aliado à contemporaneidade».
Para ajudar a esta concretização, tem à disposição dos seus hóspedes e visitantes um conjunto de atividades, como passeios de bicicleta junto ao Grande Lago Alqueva, rotas identificadas para caminhadas através da herdade, provas de vinhos, cestos de piquenique e aulas destinadas ao bem-estar. Eventos centrados na cultura e na valorização local terão também o seu espaço.
Faz ainda parte da sua oferta o Susanne Kaufmann Spa Barrocal, uma loja para venda dos produtos da herdade, caso do vinho e do azeite São Lourenço do Barrocal, e de outros com origem nos produtores locais.
A horta biológica da herdade vai ainda disponibilizar hortícolas frescas e ervas aromáticas, para consumo do próprio hotel e restaurante, mas também para venda.
O São Lourenço do Barrocal marca assim uma forte aposta no enoturismo e nos turismos de natureza, cultural e de bem-estar, apresentando uma ampla oferta de atividades que visam proporcionar experiências de lazer no contexto do que pode ser a vida moderna no campo.
Os vinhos produzidos na herdade resultam do trabalho da premiada enóloga espanhola Susana Esteban, reconhecida pelas suas criações frescas e vibrantes.