Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS) de Alcoutim “encontra-se numa situação extremamente melindrosa”. É assim que o seu presidente, o médico veterinário Paulo Pina, descreve a situação provocada pela incapacidade financeira da Direção-Geral de Veterinária em cumprir com o protocolado para 2011 e para o futuro. 

O ADS de Alcoutim foi criado há 23 anos com o objetivo de prevenir e combater doenças que possam ser transmitidas dos animais para as pessoas e doenças dos animais que prejudiquem a rentabilidade económica de uma exploração pecuária.

Para garantir o cumprimento dos objetivos referidos, foi criada uma infraestrutura na aldeia de Giões, com equipamento adequado, e foram reunidos oito colaboradores, que não recebem vencimento há 10 meses.

Perante a gravidade da situação social, provocado pelo incumprimento dos compromissos governamentais em termos de financiamento, a Câmara Municipal de Alcoutim transferiu, através de um protocolo aprovado hoje em reunião de câmara, 15.000 euros para a instituição.

A ADS de Alcoutim compromete-se a cumprir com as suas funções ligadas à Saúde Pública no concelho de Alcoutim.

A Câmara salienta que a sua intervenção “era imprescindível”, uma vez que, segundo o presidente da ADS de Alcoutim, a “conjuntura económica de recessão com uma crise instalada e uma descapitalização de todo o setor primário” tornam difícil, senão impossível, “o aumento da comparticipação dos associados nos custos de funcionamento da ADS”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Feira das Hortas em Monchique vai ter catatuas e araras

A IV edição da Feira das Hortas de Monchique está marcada para o fim

Sul Informação

Todos os concelhos da região vão conhecer o “Inova Algarve 2020”

Os 16 concelhos algarvios vão receber uma ação de sensibilização para a inovação e

Sul Informação

UAlg traz a Algoz especialista internacional em doenças de citrinos

O agrónomo Thomas Stopyra vai estar esta quinta-feira, dia 25 de Maio, no auditório