A próxima ação de voluntariado para manutenção da Via Algarviana terá lugar no dia 12 de Fevereiro, no setor 9 – São Bartolomeu de Messines a Silves. O ponto de encontro será na escola primária de Vale Fuzeiros, pelas 9 horas.
Esta ação surge da necessidade de manter a rota bem sinalizada e de envolver a comunidade nas atividades da Via Algarviana, fomentando assim uma maior ligação ao projeto.
Todos aqueles que estiverem interessados em contribuir com a sua ajuda poderão utilizar os seguintes contactos para se inscreverem na atividade: Liliana Bom e-mail – lbom@almargem.org ou telefone 289 412 959.
O projeto Via Algarviana II tem 1,4 milhões de euros e beneficia do co-financiamento de 950 mil euros do PO Algarve 21, fundo europeu do QREN. A comparticipação Nacional será de 512 mil euros repartidos pela Almargem, Autarquias, ATA e ERTA.
A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300 km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique.
Atravessa sobretudo zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projeto pretende dar a conhecer.