Turismo de natureza, autocaravanismo, gastronomia e vinhos são os principais destaques da presença da Região de Turismo do Algarve, na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo – FITUR, que se realiza de 20 a 24 de janeiro, em Madrid.
Com o intuito de se consolidar como um destino para todo o ano, o Algarve reforça a sua aposta em novos produtos turísticos e novas experiências de viagem.
À semelhança do ano passado, o destino irá integrar o stand do Turismo de Portugal, onde também estarão representadas oito unidades hoteleiras do Algarve.
Durante os cinco dias do certame, a RTA irá distribuir give-aways e materiais informativos em língua espanhola, centrando a sua promoção em produtos complementares ao sol e mar, com vista a combater a sazonalidade do destino.
A RTA aproveita assim a ocasião para dar a conhecer, no país vizinho, o seu património natural e as potencialidades únicas do Algarve para a prática de atividades ao ar livre, durante todo o ano, com destaque para a Algarve Nature Week, evento cuja 2ª edição decorre de 13 a 22 de maio, e que contará com a participação de várias empresas do setor.
O autocaravanismo é uma das novidades deste ano. A nova Rede de Acolhimento ao Autocaravanismo da Região do Algarve (RAARA) pretende atrair novos perfis de turistas. A rede está em desenvolvimento e integra atualmente 22 estruturas entre parques de campismo (14), áreas de serviço de autocaravanas (6) e parques de campismo rurais (2).
A RTA aproveita a oportunidade para promover também a gastronomia, com a oferta do livro «Cataplana – Tradições e Recriações», e o vinho algarvio, mostrando as suas quatro Denominações de Origem Protegida (DOP Tavira, DOP Lagoa, DOP Portimão e DOP Lagos) e a sua rota dos vinhos.
A Fortaleza de Sagres será outro dos destaques na principal feira de turismo de Espanha, no ano em que incorpora a lista oficial de monumentos com a Marca do Património Europeu, que receberá em abril, em Bruxelas.
Para o presidente da RTA Desidério Silva, «participar na FITUR é poder dar a conhecer, de forma dinâmica e direta, o potencial turístico do Algarve, para além dos tradicionais sol e mar e golfe, promovendo os desportos náuticos, o turismo de natureza, a sua fantástica gastronomia e vinhos, entre outros produtos turísticos. Além disso, a nossa presença na FITUR é essencial porque Espanha é um mercado de proximidade de grande importância para o Algarve e porque o turista espanhol é daqueles que têm demonstrado maior adesão ao conceito Algarve para todo o ano».