A associação Rota Vicentina acaba de lançar um novo website com várias novidades, incluindo uma ferramenta trip planner, que orienta o visitante quanto às várias possibilidades de itinerários, e também uma central de reservas online com características semelhantes aos principais motores de reservas do mercado de alojamento.
Este novo investimento teve o apoio das Regiões de Turismo do Algarve e do Alentejo, sendo seu objetivo consolidar a oferta turística associada à Rota Vicentina.
«Trata-se de um importante passo no sentido da autossustentabilidade do projeto, uma das questões mais importantes levantadas por projetos que gerem bens públicos ou de interesse público, mas cujo financiamento tem necessariamente que ter uma forte componente privada, conferindo-lhe autonomia e sentido comercial», explica Marta Cabral, presidente da associação.
A Associação Rota Vicentina constituiu-se em 2013, com o objetivo de criar uma rede de parceiros privados e públicos que pudesse garantir a qualidade e o interesse turístico e comunitário do projeto, e tem já um forte impacto na região.
Além dos parceiros públicos, conta atualmente com cerca de 130 empresas associadas, entre as quais 15 agências e operadores turísticos, grande parte deles internacionais.
A procura de turistas pela Rota Vicentina também tem vindo a «aumentar exponencialmente, esperando-se um novo aumento para o próximo Outono».
Os responsáveis entendem que o novo website conquistará novas empresas e reforçará a dinâmica comercial do projeto na região, «à medida que as empresas locais vão optando por um papel mais ativo e responsável na gestão e no futuro do projeto e da região, apostando no trabalho em rede e no sucesso comum».
Por outro lado, os viajantes agradecem modelos do colaboração eficientes, que concentrem o retorno económico na região, pelo que a central de reservas deverá fechar cada vez mais o ciclo de programação da viagem, que já passava necessariamente pelo anterior website.
Esta nova plataforma conta ainda com o patrocínio da Europcar, empresa líder em aluguer de automóveis em Portugal, que é recomendada enquanto rent-a-car parceira, com condições especiais para os clientes da Rota Vicentina.
Outra novidade é o lançamento simultâneo de um vídeo de animação intitulado “Muito mais do que uma rota pedestre”, resultado do concurso “Anima-te” promovido pela empresa Favo Studio no Facebook e que foi ganho numa votação pela Rota Vicentina.
Esta animação apresenta o projeto enquanto rede de trabalho e também na sua vertente comunitária e de sensibilização.
A Rota Vicentina é um percurso pedestre ao longo da Costa Sudoeste de Portugal, que soma hoje cerca de 400 quilómetros sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente.
Inaugurada em 2012, esta grande rota foi desenvolvida em parceria entre entidades públicas e empresários locais, que defendem o Turismo de Natureza como via de desenvolvimento incontornável para esta região tão especial.
Formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e pelos novos Percursos Circulares, lançados este ano, a Rota Vicentina propõe uma vivência única destes dois mundos, entre a cultura rural viva autêntica do interior e a costa surpreendentemente selvagem do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que merecem toda a nossa atenção, para que assim se possam preservar por muitos anos.
Muito mais do que uma rota pedestre // Much more than a walking route from Rota Vicentina on Vimeo.