Participação em feiras em Portugal e Espanha, visitas de familiarização de agentes turísticos e de imprensa, apoio às rotas aéreas diretas para Barcelona e Madrid, roadshows e ações de promoção da Dieta Mediterrânica, a 2ª edição da Algarve Nature Week ou a continuação da aposta no marketing digital. Estas são algumas das prioridades da Região de Turismo do Algarve (RTA), que ontem aprovou o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2016.
O Plano de Atividades e Orçamento, no valor de 6,9 milhões euros, foi aprovado na reunião da assembleia geral que decorreu no auditório da RTA, em Faro.
«Em 2016, a RTA pretende continuar a implementar ações que permitam desenvolver e valorizar o potencial turístico da região. Ações que passam essencialmente pela requalificação da oferta turística regional e valorização do produto, pelo reforço da promoção e pela dinamização da animação turística», afirma Desidério Silva, presidente da comissão executiva da RTA.
A área com maior dotação orçamental é a da promoção e animação, com mais de dois milhões de euros para ações como a participação em feiras do setor em Portugal e Espanha, visitas de familiarização de agentes turísticos e de imprensa, apoio às rotas aéreas diretas para Barcelona e Madrid, em parceria com as companhias aéreas, roadshows e ações de divulgação e promoção da Dieta Mediterrânica.
«Em termos promocionais, seremos o destino convidado na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde apresentaremos o nosso novo stand. Estaremos mais uma vez presentes na FITUR, FEHISPOR e Mundo Abreu e voltaremos a organizar o Incentivo Algarve, como forma de apoiar e reconhecer o trabalho dos agentes de viagens portugueses e espanhóis», refere Desidério Silva, acreditando que «2016 será O ano do Algarve».
Destaque ainda para a Algarve Nature Week, que, após o sucesso da 1ª edição, promete trazer ainda mais atividades e novidades na edição de 2016, a decorrer entre os dias 13 e 22 de maio, no concelho Loulé.
Ao nível da reestruturação do produto estão previstas iniciativas de dinamização do turismo ativo, em particular os passeios pedestres e o cicloturismo.
Outra das apostas é o marketing digital, através do desenvolvimento de novas apps e de um novo portal, já em consonância com a nova imagem promocional da marca Algarve, que começará a ser desenvolvida em 2016.
Campanhas de comunicação multimeios, divulgação e dinamização de eventos, ações de marketing e dinamização da presença do Algarve nas redes sociais são mais algumas das ações previstas.
Por fim, e no âmbito das comemorações dos 45 anos da RTA, foi aprovada a atribuição de Medalhas do Turismo a pessoas e entidades que mais se destacaram na valorização e divulgação do turismo algarvio.