Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

temporal em sagresA inclusão do Promontório de Sagres na lista oficial da Marca do Património Europeu (European Heritage Label), decidida na semana passada pela Comissão Europeia,é «uma mais-valia para a promoção turística» do Algarve, considera Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).

«Estamos encantados com a notícia e acreditamos que a atribuição da Marca do Património Europeu a um dos sítios mais místicos e o mais visitado de todo o Algarve é uma mais-valia para a promoção turística do destino», assegura Desidério Silva.

O presidente da RTA salienta ainda «o mérito do trabalho desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve na candidatura deste bem, a qual cumpriu todos os requisitos exigidos pela Marca e contou com o suporte incondicional da entidade regional de turismo».

Em simultâneo ao reconhecimento europeu, a RTA diz aguardar «pelo desfecho da candidatura desenvolvida pelo Algarve à lista indicativa de bens portugueses candidatos a Património Mundial da UNESCO dos “Lugares da primeira globalização”, e que também inclui Sagres».

Ainda segundo a CE, este foi o primeiro ano em que a participação foi aberta a todos os Estados-Membros da União Europeia que manifestaram o seu interesse em propor a um painel de especialistas sítios cuja importância contribuiu significativamente para a história e a cultura europeias, num total de 18 candidaturas em 2015.

Sobre a Ponta de Sagres – único projeto português a ser acolhido este ano –, a CE ressalta «a sua localização estratégica e a sua importância ao longo dos séculos», bem como a ligação do local ao «período das Descobertas, que marcou a expansão da cultura, das ciências, da exploração e do comércio europeus, abrindo o caminho para a afirmação e projeção da civilização europeia, que veio a modular o mundo moderno».

A Marca do Património Europeu (European Heritage Label) é uma distinção reservada apenas aos «sítios que celebram e simbolizam os ideais, os valores, a história e a integração europeus».

O Promontório de Sagres é um dos nove sítios históricos em Portugal, Croácia, República Checa, Áustria, Estónia, Hungria, Bélgica, Polónia e França agora reconhecidos com o selo cultural europeu e que se juntam, assim, aos outros vinte que receberam a Marca nos últimos dois anos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe

Sul Informação

Monumentos do Algarve vão ter entrada gratuita aos domingos e feriados a partir de 1 de Julho

Os monumentos sob tutela da Direção Regional de Cultura do Algarve, ou seja, a

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são