Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

lagosO Beato Gonçalo de Lagos e o Beato Vicente de Albufeira são os dois santos algarvios que, a partir de agora, motivam dois passeios temáticos promovidos pela equipa da Pastoral Diocesana do Turismo do Algarve, em percursos disponibilizados no seu site.

O objetivo é dar a conhecer estas importantes figuras da história da região, dando acesso a informação sobre estes santos e sobre o património histórico a eles associado e que pode ser visitado.

Quem aceder à plataforma online poderá encontrar duas propostas de percursos, a realizar uma na cidade de Lagos e outra na cidade de Albufeira.

Em ambas se procura levar o visitante a descobrir espaços ligados, de algum modo, à vida dos Santos: os locais de nascimento, igrejas onde se crê tenham estado (por exemplo, o Beato Vicente de Albufeira terá sido batizado na Capela de Nossa Senhora da Orada, local de culto dos albufeirenses desde há muitos séculos), espaços museológicos onde se encontram peças ligadas à sua história (como é o caso do Museu Municipal de Lagos ou do Museu de Arte Sacra de Albufeira).

senhora-da-oradaOs passeios são de curta duração (aproximadamente cinco horas, ou seja, uma manhã ou uma tarde) e propõe-se que os visitantes os façam a pé, indicando-se um percurso e locais de estacionamento de viaturas.

Deste modo, além de se dar a conhecer os Santos, dado que se disponibiliza informação sobre a sua vida e obra, propõe-se a descoberta destas localidades, bem como do património religioso nelas existente.

«Esta iniciativa enquadra-se na proposta de programa pastoral da Diocese, que dedica o ano de 2014/2015 ao tema “Chamados à Santidade” e, nesse contexto, inspira-se no exemplo de alguns santos e propõe mesmo que se possa proporcionar o conhecimento da sua vida», explica a Pastoral do Turismo.

A ideia já havia sido considerada da maior importância pela equipa da pastoral diocesana do Turismo, nomeadamente aquando da apresentação pública do seu plano estratégico, em 2011.

A Pastoral Diocesana do Turismo contou com o apoio da Algardata para a criação das páginas dedicadas a estes passeios.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Aljezur quis saber mais sobre o surf e encontrou uma “mina de ouro”

Os surfistas descobriram as praias de Aljezur, invadiram pacificamente o concelho, mas pouco se

Sul Informação

Taxa de ocupação hoteleira no Algarve em Junho foi de 82%

A taxa de ocupação global média, por quarto, em Junho, no Algarve, foi de

Sul Informação

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa escolhe o Algarve

Um quarto dos portugueses que vai passar férias fora de casa em 2017 escolhe