A segurança e a qualidade do alojamento local da região vão estar em debate no seminário «O Alojamento Local como uma mais-valia para a indústria do turismo no Algarve». A iniciativa, que é organizada pela Região de Turismo do Algarve e a Safe Communities Algarve, realiza-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, no dia 21 de abril, às 14 horas, com a presença do secretário de Estado do Turismo.
Proprietários individuais de imóveis, empresários de locação e gestores de propriedades são alguns dos destinatários do seminário que, segundo a organização, «promove padrões de qualidade elevados nos alojamentos locais e que destaca o Algarve como um destino seguro para viver e visitar».
O diploma que estabelece o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local (decreto-lei n.º 128/2014, de 29 de agosto) será tema da apresentação levada a cabo pelo Turismo de Portugal, sendo que também a ASAE, o SEF, a Polícia Judiciária e a GNR vão ter intervenções no seminário.
A ocasião servirá ainda para o lançamento de uma nova associação de alojamentos locais, NALLE – National Association for Local Lodging Establishments.
Na abertura do seminário intervêm o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o presidente da Safe Communities Algarve, David Thomas, o vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, o presidente da AMAL, Jorge Botelho, e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.
A entrada é gratuita, mas a participação está sujeita a inscrição (limitada à capacidade da sala).
O seminário será em inglês, «por forma a envolver a comunidade estrangeira residente no Algarve».