Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Silves_capital da LaranjaQue as laranjas de Silves são as melhores é um facto que todos os algarvios – e não só – sabem há muito tempo, até porque é também neste concelho que se situa a maior área de produção de citrinos. Mas a Câmara Municipal silvense quer reforçar essa notoriedade e lançou, no sábado, no Castelo, a nova marca «Silves: Capital da Laranja».

A marca, pertença da Câmara Municipal de Silves, foi lançada perante várias dezenas de convidados, entre entidades regionais, autarcas e produtores do concelho.

A marca poderá agora ser usada pelos produtores do concelho e surge como uma forma de reforçar, no consumidor regional, nacional e internacional, o carácter e identidade únicos deste produto emblemático do concelho, vincando o posicionamento favorável do produto e associando-o ao nome “Silves”.

O reconhecimento da importância deste produto singular levou o atual executivo camarário a promover a criação e registo da marca, que procurará promover o património e o território, associando o produto laranja à sua história, qualidades organoléticas e importância no mercado.

 

A presidente Rosa Palma, com o vice-presidente Mário Godinho e a vereadora Luísa Conduto, bem como o diretor regional de Agricultura Fernando Severino

 

Segundo Rosa Palma, presidente da Câmara, o lançamento desta marca tem como objetivos «dar uma nova visibilidade e notoriedade a este produto, tão emblemático da nossa terra e, através disso, contribuir para a promoção do território e da própria cultura agrícola, estimulando tudo aquilo que está associado à produção de citrinos, e promover a identificação de Silves à laranja».

A autarca salientou ainda, na sua intervenção, o peso económico do setor da citricultura no concelho, com cerca de 2200 produtores, ocupando uma área de mais de 6000 hectares.

A laranja que é «o segundo fruto mais consumido do mundo», apenas ultrapassado pela maçã, encontrou no concelho de Silves uma conjugação de fatores favoráveis, como o clima e o solo que permitem que aqui prosperem várias espécies de citrinos «com características excecionais», como defendeu Rosa Palma, citada pelo jornal Terra Ruiva.

Considerando a laranja de Silves como um «produto que promove sentimentos», Rosa Palma reforçou a ideia de defender «o caráter e identidade únicas deste produto emblemático do concelho».

O logotipo da marca “Silves: Capital da Laranja” é composto por um corte transversal de uma laranja (onde se podem identificar com clareza os gomos), com um recorte na sua parte inferior correspondente ao perfil do castelo da cidade, promovendo-se, assim, uma associação direta e imediata entre aquele que é o elemento patrimonial de Silves mais conhecido – o castelo – e o fruto – laranja.

A marca servirá, ainda, de chapéu a diversas ações promocionais ao longo do ano, nomeadamente aos Sunsets do Castelo, Fim de semana gastronómico com sabor a Laranja, provas desportivas, fóruns de discussão entre produtores e a um evento dedicado exclusivamente à laranja, a promover em Novembro próximo. Será uma nova versão, mais atualizada e com outras iniciativas paralelas, da antiga Feira da Laranja.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Mais passageiros, mais dormidas e mais lucros marcam “época baixa” de 2017

A luta contra a sazonalidade no Algarve arrasta-se há muitos anos e os hotéis

Sul Informação

Aljezur quis saber mais sobre o surf e encontrou uma “mina de ouro”

Os surfistas descobriram as praias de Aljezur, invadiram pacificamente o concelho, mas pouco se

Sul Informação

Taxa de ocupação hoteleira no Algarve em Junho foi de 82%

A taxa de ocupação global média, por quarto, em Junho, no Algarve, foi de