A gala dos Algarve Travel Awards by EC Travel, que este ano tem como tema «Space Odyssey», está marcada para dia 8 de Julho…e já está esgotada.
Depois de, no ano passado, se ter superado, alcançando uma faturação de 24,5 milhões de euros e de ter tido um primeiro semestre de 2016 marcado por um crescimento de 30%, o que prenuncia mais um bom ano, Eliseu Correia, CEO e fundador da EC Travel, que tem sede em Olhão, tem andado nas últimas semanas numa roda viva na preparação de todos os pormenores da gala.
E não é para menos. O Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel SPA, em Albufeira, vai receber os Algarve Travel Awards, que contarão com as atuações de Jorge Palma e de Frankie Chavez, da dupla de djs Bubba Brothers (de que Eliseu é um dos elementos) no after hours, tudo isto com a apresentação de Carla Rocha, da RFM. «O que queremos é que esta seja uma noite de festa e de consagração dos melhores entre os melhores na indústria do Turismo no Algarve».
De ano para ano, esta gala dos Algarve Travel Awards vai ganhando mais fama, de tal forma que, no seu jeito brincalhão característico, Eliseu Correia diz que, «se fosse pela quantidade de gente que quer ir, teríamos de ir para o Estádio Algarve». Por isso, este ano o limite foi colocado em 450 pessoas.
«A exigência e expectativa para a nossa gala cada vez é maior», disse o empresário em entrevista ao Sul Informação. Mas, «quanto mais gente for, mais difícil se torna aportar qualidade, uma vez que a qualidade para 50 pessoas é bem mais fácil de aportar que a qualidade para 500». No entanto, como o lema da EC Travel é a qualidade em tudo o que faz, também na gala isso irá acontecer.
Para as muitas pessoas que não podem estar presentes, a festa terá «transmissão televisiva no nosso canal MEO (126912)», uma vez que, salienta, «somos os únicos na área com um canal destes». Mas o empresário deixa escapar que «há a hipótese de um canal público transmitir a gala em direto». A ver vamos…
Mas o que são os Algarve Travel Awards? Eliseu Correia explica que «há sempre uma grande dificuldade de os algarvios serem reconhecidos para além do Algarve – seja no desporto, seja no mundo dos negócios, na música, no turismo. Isto não é um síndroma de Calimero, é um facto! Estamos longe do poder central, há quem ache que somos a extensão de Marrocos».
Por isso, o empresário achou que era necessário criar prémios que «dessem a conhecer o que o Turismo no Algarve tem de melhor, não só as unidades, mas as próprias pessoas. De outra forma, estas pessoas não teriam forma de ser conhecidas e sobretudo reconhecidas».
O empresário não tem dúvidas de que «o nosso país produz dos melhores profissionais de turismo do mundo», mas «o nosso povo tem a mania de achar que tudo o que é estrangeiro é que é bom». Os prémios são também uma forma de inverter essa maneira de pensar e de «valorizar tudo o que é algarvio».
E como são escolhidas as unidades e as pessoas a premiar? No caso das unidades, Eliseu Correia diz que, primeiro, começam por ter em conta os ratings, por exemplo do Tripadvisor e de outros sites semelhantes, em que os clientes classificam os serviços de um determinado hotel ou resort. Mas depois conta também «como é que a unidade se relaciona connosco, a rapidez com que resolve os problemas, a proximidade com a nossa empresa». Para escolher quem nomear, «juntamos a equipa toda, fazemos uma short list de onde sai o vencedor, que só é revelado na gala», tendo o cuidado de nem sequer divulgar a short list antes do evento. «Quem quiser saber se foi nomeado ou não, tem de lá ir».
Depois de ter corrido a Europa no início do ano, estando presente em todas as principais feiras de turismo e viagens, e tendo em conta os bons indicadores do primeiro semestre de 2016, Eliseu Correia está convencido que o ano «vai ser o melhor de sempre». «Com os indicadores atuais, acredito que facilmente chegaremos aos 26, 27 milhões de euros de faturação, num crescimento de 10 a 15% em relação ao ano passado».
Mas, garante o empresário que, literalmente, gosta de vestir a camisola da empresa que criou há 10 anos, «a nossa preocupação não é ter números sempre a aumentar. É fazer com que o que está a ser feito seja cada vez melhor e é feito cada vez mais depressa, mantendo os níveis e ajudando também os nossos parceiros a crescer».
A EC Travel está entre as cinco primeiras agências de Incoming nacionais. E estes Algarve Trade Awards, garante Eliseu Correia, são uma forma de devolver aos parceiros que trabalham com a empresa o carinho e a atenção recebidos ao longo do ano. E de «premiar o muito de bom que se faz no Algarve». E este ano, ao que tudo indica, até é capaz de haver lá pela gala umas criaturas do espaço…
fotos: Nuno Costa|Sul Informação