Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A maior Mar Algarve – Feira do Mar de sempre tem lugar nos próximos dias 23, 24 e 25 de Março, no Portimão Arena. A Economia Azul volta, assim, a estar em destaque num certame que tem como objetivo promover, criar valor e impulsionar todo o setor ligado ao mar e às atividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer.

Esta edição conta, pela primeira vez, com o apoio institucional do Ministério do Mar, simbolizado pela presença do secretário de Estado das Pescas José Apolinário, na sessão de abertura, dia 23, e no segundo dia da feira, 24 de Março, pela visita da ministra Ana Paula Vitorino.

A mostra conta com mais de 70 expositores, que irão ocupar o dobro da área de exposição da edição de 2014, dos quais são de salientar empresas como a Sopromar, Nautiber, Sun Concept ou Angel Pilot, bem como outras empresas ligadas à pesca e à náutica.

A nível de entidades estarão representadas as Câmaras Municipais algarvias, o IPMA, a Universidade do Algarve, o CCMAR, o CIMA, a Marinha, vários clubes navais do Algarve, as Marinas do Algarve e a Administração do Porto de Sines.

Como já vem sendo hábito, a Mar Algarve contará com um extenso programa de conferências, que constitui um dos pontos altos do certame. Nesta edição, destaque, no dia 23 de Março, às 15 horas, para o seminário “A RIS3 Algarve e o Mar – caminhos para a especialização inteligente regional”, que será composto por dois painéis: O Mar na RIS3 Algarve – Estratégia de Especialização Inteligente Regional” e “Investigar e Inovar no Mar Algarvio”.

No dia 24, após a visita durante a manhã da ministra do Mar, terão lugar, a partir das 14h30, os Casos de Estudo, com destaque para a apresentação da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, bem como o projeto Wind Float, da EDP, sobre a produção de energia eólica offshore, e o Plano de Ação do Atlântico de Apoio à Economia do Mar na Área Atlântica.

No dia 25 de Março, sábado, a partir das 10h30, ocorrerá no auditório do Portimão Arena o I Congresso das Marítimo-Turísticas, onde serão discutidas questões relacionadas com a gestão do espaço e dos recursos marinhos do Algarve. Será, ainda, abordada a temática do Mergulho e do Licenciamento.

No espaço da Feira, estarão também a decorrer duas exposições fotográficas: “O Desafio do Mar”, do Museu de Portimão, e “L’Hermione”, uma fragata francesa reconstruída à escala da original, datada do século XVIII, na qual o Marquês de Lafayette embarcou em direção à América, para ajudar os insurgentes americanos na guerra pela independência contra a Inglaterra, tendo-se tornado este navio um símbolo da fraternidade e amizade entre os povos. É organizada pela comunidade francesa (UFE).

Com o apoio da autarquia portimonense, a comunidade francesa está a organizar a vinda desta fragata a Portimão em 2018, sendo o único porto português onde irá parar, numa viagem que realizará pelo Mar Mediterrâneo, com partida do Porto de Rochefort, navegando para Sul, passando pela costa algarvia e por diversos portos no Mediterrâneo.

Durante a Mar Algarve – Feira do Mar’17, estará a decorrer uma visita aberta a Meios Navais da Marinha Portuguesa, no Cais da Marinha do Porto de Portimão, todos os dias entre as 11h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Os navios aí atracados serão o NTM Creoula, ex-lugre bacalhoeiro reconvertido em navio de Treino de Mar da Marinha Portuguesa, e o NRP Argos, lancha de Fiscalização Rápida construída no Arsenal do Alfeite.

Também diariamente terão lugar, no Portimão Arena, batismos de mergulho entre as 10h00 e as 19h00, organizados pela empresa SubNauta – Dive the Algarve. O local de concentração será junto ao stand da SubNauta no Portimão Arena, sendo a inscrição gratuita.

Quem visite a Mar Algarve – Feira do Mar’17, poderá ainda habilitar-se ao sorteio de vários passeios e experiências náuticas e marítimo-turísticas a cargo dos expositores presentes no certame, assim como entradas para a zona VIP e visitas paddock do Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica – Grande Prémio de Portugal, que decorrerá de 21 a 23 de Abril na zona ribeirinha de Portimão.

Na vertente gastronómica, o espaço contará com uma zona dedicada à street food e gastronomia regional e temática (com produtos do mar), sendo possível degustar uma variedade de propostas tentadoras no local ou adquirir para consumir em casa.

Fruto de uma parceria entre a Câmara de Portimão e a CP – Comboios de Portugal, é possível chegar ao local da feira de comboio, já que a CP oferece 30% de desconto no valor do bilhete de regresso. Na viagem de ida, o cliente pagará a viagem ao preço normal. No regresso, mediante a apresentação do canhoto do bilhete de entrada na feira e do título da viagem de ida, será aplicada uma redução de 30% no valor do título (de regresso).

A Mar Algarve – Feira do Mar’17 é uma coorganização entre o Município de Portimão e a Maralgarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve e conta com o apoio do Ministério do Mar, os parceiros Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, os patrocínios da Docapesca – Portos e Lotas, da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e do Grupo HPA Saúde, o apoio da Universidade do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal.

O programa detalhado e listagem de expositores poderá ser consultada em www.vivaportimao.pt.

sulinformacao

Também poderá gostar

Human resources and customer care

ISMAT de Portimão acolhe Feira de Emprego e Empreendedorismo

Alunos do ISMAT vão conhecer ofertas de emprego e poderão falar diretamente com as
QtaMorgadoTorre_01_VicoUghetto|Vinhas_Aveleda|GrupoAveleda_administradores02_MartimGuedes_AntonioGuedes

Quinta da Aveleda compra Morgado da Torre para produzir vinhos no Algarve

Quinta da Aveleda quer apostar no enoturismo
empregado de mesa hotelaria refeição comida restaurante

Grupo NAU Hotels tem 400 vagas de emprego por preencher

A entrada é livre, mas é obrigatório apresentar um documento de identificação