A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo lançou esta quarta-feira, dia 6, um manual que dá a conhecer as condições de acessibilidade do território e quais os equipamentos com capacidade para receber todo o tipo de turistas, independentemente das condicionantes.
O Guia Técnico de Acessibilidade do Destino Turístico está integrado no “Alentejo/Ribatejo 4All”, um projeto que visa tornar o território acessível a todos os turistas e visitantes, explicou a Entidade Regional de Turismo (ERT).
Com edição digital, alojada em www.visitalentejo.pt e www.visitribatejo.pt, o manual apresenta a “radiografia” dos níveis de acessibilidades que existem nos 58 municípios do Alentejo e Ribatejo.
Trata-se de um guia construído “após um pormenorizado trabalho de levantamento e teste no terreno”, abrangendo mais de 1.300 equipamentos turísticos, nomeadamente empresas de animação, restaurantes, museus, praias e unidades de alojamento, referiu.
Com este manual, precisou a ERT, os profissionais das diferentes entidades públicas e privadas podem “conhecer as condições de acessibilidade do território”.
E divulga também quais os equipamentos acessíveis, ou seja, quais os que têm “capacidade para receber todo o tipo de turistas e visitantes, independentemente das condicionantes”.
O projeto do “Alentejo/Ribatejo 4All”, segundo a ERT, é “fundamental” na estratégia de qualificação e certificação destes dois destinos.
“Visa promover o turismo para todos, acrescentar valor à oferta e pôr em prática a igualdade de direitos e oportunidades a todos os visitantes”, indicou a Turismo do Alentejo e Ribatejo.