Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Turismo do Algarve assinala o Dia Mundial do Turismo, comemorado a 27 de setembro, com a oferta de produtos regionais e de artigos com a marca «Algarve» no Aeroporto de Faro.

Os turistas que desembarcarem no aeroporto esta quinta-feira entre as 09h00 e as 19h00 serão recebidos com lembranças numa ação de boas-vindas a que se associa o Turismo de Portugal, através da escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e que abrange mais de 50 voos.

Este ano, o tema das comemorações oficiais escolhido pela Organização Mundial do Turismo é «Turismo e Energia Sustentável».

 

 

Mensagem do Presidente do Turismo do Algarve

«Numa altura em que Portugal atravessa uma das maiores secas das últimas décadas, não podia ser mais oportuno o acompanhamento atento das resoluções havidas no seio da Organização Mundial do Turismo no que refere à sustentabilidade e que levaram esta organização das Nações Unidas a dedicar o programa de celebrações do Dia Mundial do Turismo ao tema «Turismo e Energia Sustentável: Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável».

A água é um recurso natural indispensável à vida, à natureza, ao meio ambiente, à qualidade de vida das populações, ao desenvolvimento de inúmeros setores da Economia, dos quais destacamos a Agricultura, mas também com elevada expressão no Turismo.

Para além das questão básica da necessidade de reservas de água suficientes para abastecer as populações locais, o Algarve, necessita de reservas de água adicionais para que o turismo seja sustentável na medida em que para além dos residentes, o destino recebe turistas e visitantes que consomem milhares de metros cúbicos de água durante as sua estada na região.

Por sua vez, os empreendimentos turísticos e os municípios têm necessidade de manter jardins e espaços verdes em ótimo estado de conservação, pois trata-se não só de uma questão paisagística mas também de uma imagem de marca do Algarve. Os campos de golfe necessitam também desse bem essencial para manter os seus greens e fairways com o aspeto que lhe confere títulos de excelência a nível internacional, assim como os parques e reservas naturais necessitam de cuidados acrescidos em tempo de seca, por forma a garantir a manutenção da biodiversidade que os torna um cartão de visita a que ninguém fica indiferente.

Ainda recentemente veio a público, através da comunicação social, o caso da Lagoa dos Salgados, considerada um dos santuários naturais do Algarve, que entre outras ameaças sofre também as consequências da seca.

Apesar deste ser um tema recorrente, o Algarve tem dado passos largos em termos da correta gestão dos recursos hídricos. A certificação de grande parte dos campos de golfe é prova da preocupação com o ambiente e com a gestão dos recursos naturais. O mesmo se passa ao nível da hotelaria e com outros produtos e serviços turísticos que partilham a mesma preocupação com as questões da preservação do ambiente e da utilização sustentável dos recursos naturais.

O tema da sustentabilidade, é pois transversal a toda a actividade económica e social na região. Mas esta consciência global passa também por cada um de nós podermos contribuir para o bem comum com pequenos gestos que representam tanto. Pense nisto: «um copo de água por pessoa, podia encher uma lagoa»…

Votos de um bom «Dia Mundial do Turismo» 2012.

 

António Pina

Presidente do Turismo do Algarve»

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Feira da Serra «brinda à tradição» com vinho e aposta no Turismo

Em 2016, a Feira da Serra de São Brás de Alportel cresceu em espaço

Sul Informação

Almograve tem novo Posto de Turismo

  O Posto de Turismo de Almograve, no concelho de Odemira, já abriu ao

Sul Informação

Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas