A direção do Turismo do Algarve vai reunir-se em breve com os responsáveis pelo Aeroporto de Faro para falar da possibilidade de criar novas rotas de e para a região algarvia que ajudem a esbater a sazonalidade e para perceber «a abordagem a ter» com os operadores turísticos.
Esta foi a decisão que saiu de uma reunião da direção da Entidade Regional de Turismo do Algarve, mantida esta segunda-feira ao final da tarde, que serviu «para analisar a situação atual» e alinhavar ações futuras, segundo revelou ao Sul Informação o presidente da entidade Desidério Silva.
Para já, não há ainda uma ideia bem definida de quais as rotas aéreas que se irá tentar estabelecer, mas a aposta deverá ser em «rotas de complementaridade» às já existentes, não necessariamente low cost.
«No fundo, vamos dar sequência ao que o Turismo do Algarve tem vindo a fazer», ilustrou. Ou seja, tentar aliciar as companhias aéreas a criar voos a partir de mercados emissores interessantes para a região, neste caso, fora da época alta turística.
Quem não deverá precisar de incentivos, tendo em conta as afirmações do sheik Samir Mirdad à TVI, durante uma visita ao Algarve, é a família real saudita, caso decida investir na região. O sheik saudita, considerado um dos homens mais influentes do Médio Oriente, afirmou que gostou da região e que até telefonou «a sua Alteza Real» a dar conta dessa boa impressão e que este seria um bom local para investir.
Dinheiro não é problema, como fez questão de frisar Samir Mirdad e «do real, não do de fantasia», mas adiantou, descontraidamente, que se iria reunir com o diretor do Aeroporto, porque «provavelmente teríamos de colocar a nossa companhia aérea a voar para cá».
Segundo Desidério Silva, a reunião entre o sheik Samir Mirdad com o diretor do Aeroporto de Faro aconteceu mesmo e este investimento é uma possibilidade em aberto, mas para já está apenas nesse campo. «Estivemos reunidos e abordámos a questão do investimento. Também o acompanhámos em alguns dos contactos que fez», revelou. Para já, «não há nada de concreto, mas aguardamos desenvolvimentos».
Paralelamente, a Associação Turismo do Algarve (ATA) estabeleceu parcerias com mais de 20 Operadores Turísticos de diversos mercados, com vista à dinamização da atividade turística e da economia regional, agentes com os quais desenvolve novas operações, campanhas de marketing conjuntas e/ou campanhas de hardselling.
Uma operação que pretende trazer mais turistas ao Algarve e na qual o esforço agora iniciado pela direção da ERTA pode ser importante.