As receitas do Turismo em Portugal atingiram os valores mais altos de sempre em 2014 contabilizando os dados até novembro do ano passado. As receitas geradas pelo turismo em Portugal cresceram 12,2%, entre janeiro e novembro de 2014, face ao mesmo período de 2013, totalizando 9,6 mil milhões de euros.
Segundo comunicado do Turismo de Portugal o «número de hóspedes e de dormidas divulgados pelo INE e os valores das receitas revelados pelo Banco de Portugal confirmam o papel crescente do turismo como motor da economia nacional».
O Turismo de Portugal realça ainda que, em relação ao desempenho dos principais destinos concorrentes, nomeadamente Espanha, o mercado nacional destaca-se com um ritmo de crescimento três vezes superior (Espanha aumentou em 4% as receitas no mesmo período).
O Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, refere que «os dados agora divulgados são muito positivos do ponto de vista quantitativo, mas são-no ainda mais do ponto de vista qualitativo. Ao longo de 2014, assistimos à melhoria da taxa de ocupação, ao aumento da receita média por quarto e ao crescimento das receitas a uma taxa superior à das dormidas. Isto significa uma melhoria significativa da rentabilidade de muitas empresas turísticas, o que é fundamental para que possam continuar a investir no setor».
Por dia, e até final de novembro de 2014, os turistas estrangeiros deixaram em Portugal cerca de 29 milhões de euros. Entre os principais mercados emissores, neste período destacam-se a França, Reino Unido e Espanha com gastos totais na ordem dos 1,699 mil milhões (+10,9% face ao período homólogo), 1,664 mil milhões (+16,1%) e 1,142 mil milhões de euros (+ 11%), respetivamente. Cada dormida de estrangeiros em Portugal representa 309,65 euros para o país, mais do que em Espanha (250,70 euros).
Só no mês de novembro de 2014, a indústria turística gerou ganhos para a economia portuguesa de 632,8 milhões de euros, mais 10,4 % do que em novembro de 2013.