Aproveitar a hora de almoço para aprender. Foi este o convite e o desafio endereçado, no dia 27 de Novembro, pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve aos fundadores e colaboradores das empresas incubadas (fisicamente e virtualmente) no Campus de Gambelas, em Faro.
A iniciativa “Lunch & Learn – Vender como se não houvesse amanhã” surge como sequência natural do evento de networking realizado no passado mês Setembro.
O formato é muito simples: debater um tema de interesse para os empreendedores enquanto se “trinca” qualquer coisa num ambiente informal e descontraído.
Com o objetivo de debater problemas específicos que afetam as start-ups e proporcionar formação prática aos empreendedores apoiados pelo CRIA, esta atividade decorre no âmbito do projeto UAlg Business LAB.
Fomentar o networking, fortalecer as relações entre as empresas incubadas, estimular a partilha de know-how, evitar erros frequentes e promover uma cultura de colaboração são outros objetivos da iniciativa.
Nesta primeira sessão, o foco centrou-se em vender, uma preocupação comum a todos empreendedores, porque, sem vendas, nenhuma empresa sobrevive.
Para começar, os oradores convidados foram Jorge Luz, diretor-geral da Itelmatis, Control Systems (Rede PME Inovação (COTEC), e Fábio Igor, diretor comercial da Brasfone Vodafone.
Após as intervenções, seguiu-se um animado e participado período para perguntas e respostas. Foram abordados temas como vendas e desenvolvimento de negócios; abordagem e estratégia comercial; perfil e competências do comercial; equipa de vendas; proposta de valor; canais de venda e custo da venda e, também, de ferramentas úteis e boas práticas na área comercial.
A iniciativa é para repetir e já estão planeadas várias sessões para 2015, onde serão debatidos temas como oportunidades de financiamento (sistemas de incentivos 2014-2020), internacionalização, modelo de negócio e estratégia empresarial, colaboradores motivados (Gestão de RH), entre outros.