Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma campanha de obtenções de dados biológicos e hidrológicos integrada nos Projetos IMPROVE e MODELA, está a decorrer entre 17 e 28 de Maio, ao largo de Aveiro, a bordo do navio Noruega.

O objetivo é a aquisição de dados de plâncton e de oceanografia física para aumentar o conhecimento dos ciclos de vida de espécies com interesse comercial da plataforma continental portuguesa.

Estes projetos, liderados por Antonina dos Santos e A. Miguel M. P. Santos, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integram cerca de quinze investigadores e estudantes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e das Universidades de Aveiro, Lisboa e Algarve.

A campanha tem como objetivo a recolha de informação sobre a abundância, distribuição e periodicidade da migração vertical de larvas de crustáceos e peixes em situação de afloramento costeiro para compreender os mecanismos de dispersão e de recrutamento em populações litorais de camarões, caranguejos e pequenos peixes pelágicos (por exemplo a sardinha).

Conjuntamente irá obter-se informação que será importante para calcular taxas de crescimento e a condição das larvas. Finalmente vai-se adquirir dados das características das principais massas de água na área que em conjunto com os dados da biologia irão permitir a validação de modelos biofísicos que simulem realisticamente a circulação oceânica e o comportamento das larvas.

As espécies alvo deste estudo são representativas de grupos que constituem bons modelos biológicos para a investigação destes processos.

Espera-se que estes projetos contribuam para a compreensão dos fatores que controlam a variabilidade da densidade populacional de espécies com interesse económico, por exemplo: sardinha, camarão da costa e navalheira, de modo a auxiliar no desenvolvimento de estratégias de gestão destes recursos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Aljezur quis saber mais sobre o surf e encontrou uma “mina de ouro”

Os surfistas descobriram as praias de Aljezur, invadiram pacificamente o concelho, mas pouco se

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de