Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Universidade do Algarve esteve representada na reunião do projeto HARVEST Atlantic que decorreu a 15 e 16 de janeiro em Cork, na Irlanda. Este encontro serviu para fazer o balanço deste projeto de potenciação da Economia do Mar financiado pela União Europeia, do qual a universidade algarvia é parceira, bem como conhecer alguns bons exemplos existentes no país anfitrião.

Liderado pela «Mancomunidad Municipios Sostenibles de Cantabria», o HARVEST Atlantic tem como principal objetivo identificar soluções sustentáveis, inovadoras e diversificadas no domínio da economia e dos recursos marítimos, que contribuam para uma melhor situação socioeconómica dos territórios do Atlântico Europeu.

«Esta quarta reunião do projeto, foi coordenada e organizada pela South West Regional Authority e pelo Cork Institute of Technology. O encontro dividiu-se em dois momentos principais. No primeiro discutiram-se as questões relacionadas com a gestão e coordenação do projeto, com especial enfoque para os estudos em desenvolvimento sobre a economia marítima. No segundo momento foram realizadas visitas técnicas com o objetivo de disseminar e partilhar boas práticas da economia marítima nesta região irlandesa», revelou a UAlg, numa nota de imprensa.

Ao nível dos estudos setoriais, os principais objetivos do projeto visam a criação de um documento, coordenado pela South West Regional Authority, com implicações e sugestões ao nível das políticas públicas, colmatando falhas identificadas nas várias regiões do Espaço Atlântico.

«Está-se também a produzir um relatório estatístico, que analisa vários subsetores da economia marítima (nutrição, coordenado pela Universidade do Algarve, reparação e construção naval, pela Universidade da Cantabria, biotecnologia, pelo Cork Institute of Tecnhnology, e energia marítima verde, pela Glasgow Caledonian University). Este relatório apresenta não só uma análise setorial, mas também uma componente transnacional sobre inovação e capital humano», acrescentou a Instituição de Ensino Superior algarvia.

Os representantes da Ualg tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer a Bord Iascaigh Mhara, organização que presta apoio às empresas da indústria dos produtos alimentares marinhos na fase inicial do seu desenvolvimento e o National Maritime College of Ireland (NMCI), duas infraestruturas públicas irlandesas.

«No NMCI foram realizadas três apresentações: do IMERC (Irish Maritime and Energy Resource Cluster), da Marinha Irlandesa e da empresa CyberColloids Ltd. O IMERC é o cluster marinho da inovação, a Marinha Irlandesa tem colocado um grande enfoque na investigação e no desenvolvimento, através da produção de conhecimento científico, e a empresa CyberColloids é um exemplo inovador na área da nutrição, que utiliza componentes marinhos para produzir substitutos do açúcar e gordura presentes na comida», revelou, ainda, a UAlg.

O projeto HARVEST Atlantic é cofinanciado pelo programa de cooperação Europeia INTERREG Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Plataforma colaborativa para empresas de animação turística vence “Ideias em Caixa 2016”

O projeto Pluralo, de criação de uma plataforma colaborativa entre empresas de animação turística

Sul Informação

Aljezur quis saber mais sobre o surf e encontrou uma “mina de ouro”

Os surfistas descobriram as praias de Aljezur, invadiram pacificamente o concelho, mas pouco se

Sul Informação

CCMAR representa Portugal em dois projetos europeus de aquacultura

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é parceiro de