A exportação de vinhos alentejanos subiu 28% em valor e 17% em quantidade, nos primeiros seis meses de 2017, face ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana).
Com este aumento, o Alentejo está a contribuir para a valorização das exportações de vinho DOC e Regional de Portugal, atingindo preços médios mais elevados.
O ranking de países importadores de vinhos do Alentejo inclui no TOP 5 o mercado do Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França que representaram 57% do valor exportado e 55% da quantidade.
Para Francisco Mateus, presidente da CVRA, “o valor atingido na exportação até Junho é reflexo do crescimento do preço médio, o que traduzimos em maior percepção da qualidade por parte dos importadores e consumidores internacionais.
Brasil e Angola são mercados de peso que alavancam a exportação, mas numa análise sem estes dois países, o preço médio até cresceu mais (+10%). Estamos a melhorar o nosso posicionamento nos mercados de exportação”.
O vinho DOC Alentejo e Regional Alentejano chega a 112 mercados internacionais e a quantidade exportada duplicou nos últimos dez anos.
Para 2017, o presidente da CVRA diz que “esperamos superar os resultados do ano passado, pois o segundo semestre é mais forte, e fechar 2017 como o melhor ano na exportação”.