A taxa de ocupação hoteleira média por quarto no Algarve, em Setembro, subiu 1,6%, quando comparada com o mesmo mês de 2015, mas a melhor notícia para os hoteleiros algarvios é o aumento do volume de vendas em 6,7%, de acordo com dados divulgados hoje pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
De acordo com a AHETA, a taxa de ocupação global média/quarto fixou-se nos 86,1%, sendo que a taxa de ocupação/cama subiu 2,6%.
A generalidade dos mercados externos apresentou subidas, com a associação hoteleira a destacar as subidas de 20,2% do mercado holandês e de 10,7% do mercado britânico.
No entanto, os mercados nacional (-3,3%) e espanhol (-14,1%) registaram descidas, «na linha do que vem acontecendo desde o início do ano».
Segundo a AHETA, «em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 6,0 por cento e o volume de negócios de 13,5 por cento».
Por zonas geográficas as maiores subidas ocorreram em Tavira (+7,1%) e Monte Gordo / VRSA (+3,9%). Albufeira, principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 2,6%.