As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, são um concurso de problemas, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. Os problemas propostos fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes.
Em 1980 por iniciativa da delegação regional centro da SPM foram criadas em Coimbra as Mini-Olimpíadas de Matemática. Esta iniciativa, de âmbito regional, depressa se estendeu nos anos seguintes a outras cidades do país e em 1983, já com um âmbito nacional são criadas as primeiras Olimpíadas Nacionais de Matemática, mais tarde designadas Olimpíadas Portuguesas de Matemática.
Ao longo dos anos, as OPM tornaram-se numa das competições científicas com maior número de participantes em Portugal. Das 151 escolas e 6028 participantes em 1983, atingiram-se em 2011 mais de 1000 escolas e 17000 participantes (do 8º ano ao 12º ano).
A estes números adicionaram-se a partir de 2010 mais de 1700 escolas e cerca de 40000 alunos com a criação das Mini-Olimpíadas destinadas a alunos dos 3º e 4ºanos, da Categoria Júnior para alunos do 6º e 7º anos e das Pré-Olimpíadas que passaram a ser destinadas aos alunos do 5ºano.
No ano letivo de 2011/2012, as OPM comemoram os seus 30 anos, 30 anos a desafiar jovens talentosos através da resolução de problemas, 30 anos a preparar e a dar a conhecer a matemática a futuros matemáticos, médicos, engenheiros, economistas, etc…
A participação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática é organizada pela SPM e a preparação é feita pelo Projeto Delfos do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Desde 1989, Portugal participa regularmente nas IMO com equipa completa (6 alunos) e obteve até 2011, 19 menções honrosas (não medalhados mas resolução completa de um problema), 14 medalhas de bronze, 1 medalha de prata e 1 medalha de ouro.
Desde 1990 Portugal participa também nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática onde já alcançou 10 menções honrosas, 30 medalhas de bronze, 8 medalhas de prata e 1 medalha de ouro.
Breve historial das OPM:
1983 –Primeiras Olimpíadas Nacionais de Matemática (actuais OPM)
1989 – Primeira participação nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO)
1990- Primeira participação nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM)
1992- Rui Pereira conquista a primeira medalha de bronze portuguesa na IMO
2001- Início do Projecto Delfos (responsável pela preparação das equipas portuguesas às competições internacionais)
2007 – Portugal organiza, em Coimbra, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM)
– João Guerreiro conquista a primeira medalha de ouro portuguesa nas OIAM
2009 – Pedro Vieira conquista a primeira medalha de prata para Portugal na IMO
2010 – Alargamento das OPM aos primeiros ciclos de ensino
2011 – Portugal organiza, em Coimbra, as 1asOlimpíadas de Matemática da Lusofonia
– Miguel Santos alcança a primeira medalha de ouro portuguesa na IMO
Autora: Joana Teles
Professora de Matemática na Universidade de Coimbra e responsável pelas Olimpíadas Portuguesas de Matemática
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva