O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, está a promover a Semana Cidadã, que decorre até 15 de Janeiro.
De acordo com o Agrupamento de Escolas Pinheiro Rosa, «sociedades modernas exigem cidadãos mais esclarecidos, mais críticos e mais intervenientes, mas ninguém nasce ensinado. É (também) na escola que se aprende a contribuir para a construção do mundo em que queremos viver».
Por isso, «com a semana da cidadania, pretende-se mostrar o que já se faz no Agrupamento de Escolas Pinheiro Rosa e ajudar a abrir os horizontes no que concerne a uma cidadania ativa».
No último dia da semana, será feito o lançamento do projeto internacional “Network of democratic citizenship schools”, que pretende criar uma escala de referência europeia que meça o grau de participação dos diferentes membros da comunidade na gestão da Escola e que proponha ações a desenvolver, para que essa participação seja cada vez mais efetiva».
A Semana Cidadã começou na sexta-feira, dia 8, com o início da campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens e com a festa “Um dia especial para trabalhadores únicos“, de homenagem aos funcionários do Agrupamento de Escolas, com o cantor César Matoso e a bailarina de danças orientais Telma Silva, numa organização da turma do curso profissional de Organização de Eventos.
Esta segunda-feira, dia 11, começará a construção do mural “Como pode na nossa escola haver mais participação”, em que as contribuições da comunidade escolar serão utilizadas no projeto “Network of democratic citizenship school”.
Na terça-feira, dia 12, às 11h35, haverá uma sessão sobre «Mobilidade Internacional para Jovens», organizada pela cooperativa ECOS. Às 14h30, começa um debate com o deputado algarvio José Carlos Barros, numa organização do Parlamento dos Jovens.
No dia seguinte, quarta-feira, 13 de janeiro, abre a exposição “Projetos de Cidadania na AEPROSA”.
Na quinta-feira, 14, às 9h30, haverá uma sessão sobre “Violência em contexto escolar” (organização PES/APAV).
Às 12h25, será apresentado «Portugal não é a Grécia! (um retrato da Grécia no ano 5 dT – depois da Troika)», uma visão de como a sociedade grega se organizou após a intervenção da troika. A redes comunitárias que se criaram, as dificuldades passadas pelas “pessoas normais”, os desafios que se colocam e as feridas abertas….o que não se vê nos telejornais…
Finalmente, na sexta-feira, 15, entre as 10 e as 14h00, decorre a eleição dos deputados para o Parlamento dos Jovens, enquanto às 14h30 terá lugar a apresentação do projeto “Network of Democratic Citizenship Schools”, sendo depois apresentados os resultados da votação no Parlamento dos Jovens.