Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

SemanaCidadaO Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, está a promover a Semana Cidadã, que decorre até 15 de Janeiro.

De acordo com o Agrupamento de Escolas Pinheiro Rosa, «sociedades modernas exigem cidadãos mais esclarecidos, mais críticos e mais intervenientes, mas ninguém nasce ensinado. É (também) na escola que se aprende a contribuir para a construção do mundo em que queremos viver».

Por isso, «com a semana da cidadania, pretende-se mostrar o que já se faz no Agrupamento de Escolas Pinheiro Rosa e ajudar a abrir os horizontes no que concerne a uma cidadania ativa».

No último dia da semana, será feito o lançamento do projeto internacional “Network of democratic citizenship schools”, que pretende criar uma escala de referência europeia que meça o grau de participação dos diferentes membros da comunidade na gestão da Escola e que proponha ações a desenvolver, para que essa participação seja cada vez mais efetiva».

A Semana Cidadã começou na sexta-feira, dia 8, com o início da campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens e com a festa “Um dia especial para trabalhadores únicos“, de homenagem aos funcionários do Agrupamento de Escolas, com o cantor César Matoso e a bailarina de danças orientais Telma Silva, numa organização da turma do curso profissional de Organização de Eventos.

Esta segunda-feira, dia 11, começará a construção do mural “Como pode na nossa escola haver mais participação”, em que as contribuições da comunidade escolar serão utilizadas no projeto “Network of democratic citizenship school”.

Na terça-feira, dia 12, às 11h35, haverá uma sessão sobre «Mobilidade Internacional para Jovens», organizada pela cooperativa ECOS. Às 14h30, começa um debate com o deputado algarvio José Carlos Barros, numa organização do Parlamento dos Jovens.

No dia seguinte, quarta-feira, 13 de janeiro, abre a exposição “Projetos de Cidadania na AEPROSA”.

Na quinta-feira, 14, às 9h30, haverá uma sessão sobre “Violência em contexto escolar” (organização PES/APAV).

Às 12h25, será apresentado «Portugal não é a Grécia! (um retrato da Grécia no ano 5 dT – depois da Troika)», uma visão de como a sociedade grega se organizou após a intervenção da troika. A redes comunitárias que se criaram, as dificuldades passadas pelas “pessoas normais”, os desafios que se colocam e as feridas abertas….o que não se vê nos telejornais…

Finalmente, na sexta-feira, 15, entre as 10 e as 14h00, decorre a eleição dos deputados para o Parlamento dos Jovens, enquanto às 14h30 terá lugar a apresentação do projeto “Network of Democratic Citizenship Schools”, sendo depois apresentados os resultados da votação no Parlamento dos Jovens.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Jovens de Silves debateram bullying, igualdade de género e crise dos refugiados

  Os alunos das turmas do 3º ao 5º ano das escolas EB1 de

Sul Informação

Governo anuncia medidas para atenuar insucesso escolar em escola de Santa Bárbara de Nexe

O Governo garante que irá permitir à escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe

Sul Informação

Conselho Geral da UAlg já escolheu membros externos e apostou forte na área empresarial

Os dez membros externos que vão pertencer ao Conselho Geral da Universidade do Algarve,