Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Amanhã, dia 21 de Março, entre as 9h30 e as 9h45, alunos, professores e até funcionários dos Agrupamentos de Escolas Manuel Teixeira Gomes e Júdice Fialho, em Portimão, vão parar as suas atividades e, durante 15 minutos, vão ler um livro.

Trata-se da iniciativa Dia L(ê), promovida no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e da Semana da Leitura.

Os alunos, professores e funcionários devem levar para a ocasião um livro à sua escolha ou requisitar um na biblioteca. Podem ainda ler uma revista ou um jornal. «O que interessa é que leiam!», diz Helena Tapadinhas, professora bibliotecária da Manuel Teixeira Gomes.

Encerrado o período de leitura, cada turma deste Agrupamento é convidada a tirar uma fotografia ou a realizar um pequeno filme em Mannequin Challenge (gravação em modo estático), «com todos os participantes em poses de leitura, ocupando criativamente o espaço».

Esta foto/filme deverá ser enviada, na própria aula, identificando a turma, para teixeiragomes.biblioteca@gmail.com.

Sob o mote “o que a vida me ensinou” (graças a um livro, a um filme, a uma história da minha avó…), a turma, na sequência de uma partilha, selecionará uma frase dos livros, ou um pensamento associado a uma história de vida, ou a um filme. A frase deverá ser enviada, identificando a turma, para o mesmo e-mail.

Com todo o material recebido, será realizado um filme.

«Mais do que um projeto de leitura, o Dia L(ê) pretende a promoção da literacia lato senso, entendida como capacidade de compreensão do mundo. Por isso, se propõe, como momento final da atividade, fomentar a partilha dessas bases que, de alguma forma, motivem o grupo para a leitura daquele livro, para a visualização daquele filme, para a realização daquela viagem, real ou imaginária», acrescenta Helena Tapadinhas.

sulinformacao

Também poderá gostar

prémios alunos

Associação Terras do Infante premeia melhores alunos com 500 euros

Foram premiados os melhores alunos do 12º ano dos Agrupamentos de Escolas Gil Eanes
colegio vilamoura donativo natal (1)|colegio vilamoura donativo natal (2)

Colégio de Vilamoura doa 7945 euros a quatro causas solidárias

Além destes montantes, foram já entregues à Cáritas Algarve 268 caixinhas com presentes
alvalade alunos (1)|alvalade alunos (2)

Melhores alunos receberam vouchers para o cinema em Santiago do Cacém

A cerimónia contou com momentos de música, dança e canto apresentados pelos alunos