Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Lanches Saudáveis” é o nome da iniciativa da Câmara de Albufeira que pretende ensinar pais e educadores a confecionar, por um preço reduzido, merendas nutritivas e com sabor para as crianças levarem para a escola. 

A ação de sensibilização, que surge no seguimento do estudo de “Avaliação da Qualidade Nutricional dos Lanches dos Jardins de Infância e 1.o ciclo das escolas da rede pública do concelho de Albufeira”, decorre nos dias 13, 20 e 27 de Maio, das 10h30 às 12h00, nas cantinas dos espaços educativos do concelho, nomeadamente na cantina do Centro Educativo do Cerro d’Ouro, na cantina da EB1/JI Avenida do Ténis e na cantina do Jardim de Infância da Guia, respetivamente.

Do programa da atividade constam temáticas que facilitam a compreensão sobre “os mitos e verdades”, “custos e composição nutricional” dos lanches, bem como a forma correta de preparar uma lancheira saudável para os mais novos.

A participação nos workshops é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória através do email ana.filipe@cm-albufeira.pt, indicando o nome dos participantes, contacto telefónico e a data e local do workshop que pretende frequentar.

Em nota, o Município de Albufeira refere que, de acordo com um estudo feito, «os alimentos dos grupos de pastelaria doce e refrigerantes estão a ser consumidos em grandes quantidades, sendo que em mais 50% dos lanches dos alunos dos jardins-de-infância e do 1º ciclo do ensino básico integram estes produtos, ao passo que alimentos dos grupos das frutas e lacticínios estão abaixo dos valores esperados».

A autarquia destaca ainda que o preço médio dos lanches avaliados foi de 1,47 euros, o que corresponde ao valor de uma refeição completa e equilibrada na cantina.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, reforça a importância destas ações de sensibilização que «contribuem para a educação alimentar e bem-estar das crianças do concelho».

A autarca realça que «a alimentação é uma componente essencial para um bom desempenho escolar e o nosso objetivo enquanto
autarquia é garantir que as nossas crianças tenham uma alimentação saudável».

A par destas “aulas”, para os pais, vão, também, decorrer sessões de educação alimentar nas várias escolas e jardins- de-infância da rede pública municipal, de 24 de Abril a 12 de Maio.

 



sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

20,1% dos alunos matriculados nas escolas públicas do Algarve são estrangeiros 

Concelho de Loulé tem mais de um quinto dos alunos estrangeiros da região

Escolas de Castro Marim vão ter programa de desenvolvimento de liderança

No âmbito de uma parceria entre o Município de Castro Marim e a Verdelago

Escolas de Castro Marim vão ter programa de desenvolvimento de liderança

No âmbito de uma parceria entre o Município de Castro Marim e a Verdelago