A Câmara de Alcoutim vai dar 35 bolsas de estudo, a alunos residentes no concelho que frequentam cursos do ensino superior, licenciatura ou mestrado, em estabelecimentos públicos ou privados, além de pagar almoços a estudantes dos restantes ensinos.
A autarquia aprovou, esta quarta-feira, 25 de Julho, em reunião do executivo, a abertura de concurso público para as candidaturas às bolsas de estudo “Dr. João Dias”.
O período de candidaturas abre em Outubro e as bolsas vão ter um valor mensal de 100 euros e serão atribuídas durante um período de dez meses.
Ainda no âmbito da sua politica de educação e ação social escolar a Câmara deliberou a atribuição de apoios relativos a alimentação e auxílios económicos quer individuais quer coletivos.
Assim, no que respeita à alimentação o município irá pagar o almoço a todas as crianças a frequentar o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1º, 2º e 3º ciclos nas escolas e infantários do concelho.
O pagamento dos almoços às crianças que frequentam o berçário, creche, pré-escolar e ATL no concelho de Alcoutim prolonga-se aos períodos de férias letivas e já às crianças do 1º, 2º e 3º ciclos será pago o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação.
Quanto aos auxílios económicos a titulo individual serão de 60 euros, a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, de 70 euros, a todos os alunos que frequentem o ensino secundário e ensino profissional, e de 300 euros, a todos os alunos que frequentem um CET (curso de Especialização Tecnológica) ou um CTSP (Curso Técnico Superior Profissional).
A título coletivo será atribuído um auxílio económico para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, no valor de 1000 euros.
No que concerne à rede de transportes escolares, o executivo decidiu transportar gratuitamente todas as crianças do 1º, 2º e 3º ciclos e suportar a totalidade do valor dos passes dos alunos a frequentar o ensino secundário e ensino profissional, desde que tal seja pedido de forma prévia.
Para Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, a «autarquia tem vindo a apoiar as crianças e jovens do concelho no seu percurso educativo, criando ferramentas que promovem a igualdade de oportunidades e o combate à pobreza no território».