Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

João Duarte Pereira Sardo, aluno finalista do Mestrado de Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade do Algarve (UAlg), recebeu o prémio de melhor artigo para jovens investigadores, apresentado no congresso internacional de engenharia INCREaSE, que se realizou de 11 a 13 de Outubro, no Instituto Superior de Engenharia (ISE) no Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

O trabalho premiado tem o título ““Portable Device for Touch, Taste and Smell Sensations in Augmented Reality Experiences”.

O objetivo deste trabalho é apresentar um dispositivo portátil capaz de proporcionar sensações de tato, paladar e olfato a uma experiência de realidade aumentada.

Este trabalho está inserido num projeto de investigação desenvolvido numa parceria entre a empresa SPIC – Creative Solutions, em Loulé, e a Universidade do Algarve: o projeto “Mobile Five Senses Augmented Reality System for Museums (M5SAR)”.

Quanto a este projeto em causa visa desenvolver um sistema de realidade aumentada para ser um guia em eventos culturais, históricos e em visitas a museus, complementando ou substituindo a orientação tradicional dada pelos guias, sinais direcionais ou mapas.

O sistema completo consiste numa aplicação para smartphone e num dispositivo físico (o trabalho premiado no congresso), para ser integrado no smartphone de forma a explorar os cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Os sistemas tradicionais de realidade aumentada dão feedback sensorial a apenas dois dos nossos sentidos: a visão e a audição.

Ainda assm, a multimédia multissensorial concentra-se em fornecer comunicações imersivas e em melhorar a qualidade da experiência dos utilizadores.

Assim, o desenvolvimento de um novo dispositivo portátil, que se conecta e adapta ao smartphone, permite ao utilizador sentir toque, cheiro e sabor (além da visão e audição já proporcionadas pelo smartphone), expandindo a experiência digital típica para todos os cinco sentidos.

É ainda de realçar que as soluções atuais relacionadas com o aumento de experiências sensoriais consistem em grandes sistemas de hardware e estão longe de ser portáteis.

Por isso, o desenvolvimento deste novo dispositivo portátil é inovador, tendo já sido protegido com um pedido provisório de patente (mais uma vez numa parceria entre a empresa SPIC e a UAlg).

O novo dispositivo implementado, embora pequeno, adiciona ao sistema de realidade aumentada as experiências do toque, cheiro e sabor, sendo suficientemente flexível para se adaptar aos diferentes tamanhos dos tablets e smartphones dos utilizadores. É alimentado por uma bateria recarregável, o que dá ao módulo a capacidade de manter o sistema a funcionar durante toda uma visita a um museu.

O congresso de engenharia e sustentabilidade no século XXI INCREaSE teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento sustentável numa perspetiva multidisciplinar.

Para atingir esse propósito, o evento reuniu diversas áreas da engenharia, aos quais se juntaram outros tópicos também considerados relevantes.

O congresso contou com a apresentação de cerca de 90 trabalhos científicos e apresentações técnicas.

Além disso, houve a participação de mais de 300 autores de 17 países diferentes, que contribuiu para uma discussão global e multidisciplinar de aspetos fundamentais ao desenvolvimento sustentável das sociedades atuais.

Entre as dezenas de trabalhos apresentados, distinguiu-se, então, o vencedor do “Best Paper Award”, um prémio financiado pela Águas do Algarve – Grupo Águas de Portugal.

sulinformacao

Também poderá gostar

Protesto precários UAlg contra reavaliação (1)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (4)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (5)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (2)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (3)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (6)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (7)

Universidade do Algarve recua na contratação de investigadores precários

Integração de 19 investigadores precários da UAlg, que já havia sido aprovada, será reavaliada
lagos empreendedor

Universidade do Algarve ensina alunos de Lagos a serem empreendedores

Projeto vai acompanhar cerca de 100 alunos
clévio nobrega

Investigador algarvio vai tentar desenvolver nova terapia para doenças neurodegenerativas

Projeto inicia-se em Maio