Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineering (ASHRAE), sedeada nos EUA, e com delegações em grande parte dos países do mundo, atribuiu um financiamento à Universidade do Algarve para projetar e construir um túnel aerodinâmico com recirculação do ar.

Este túnel vai possibilitar melhores condições para a investigação, na área de aerodinâmica industrial e no desenvolvimento e calibração de sensores de medição da velocidade do ar, e aumentar a qualidade do ensino nestas áreas.

A originalidade do projeto e dos métodos aplicados na construção do equipamento já deu origem ao desenvolvimento de uma nova patente, informa o site da Universidade do Algarve.

Segundo Eusébio Conceição, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia e coordenador do projeto, “esta originalidade prende-se com a utilização de materiais mais acessíveis e com um maior tempo de vida na câmara de expansão, na câmara de concentração e na zona de recirculação”.

Por sua vez, explica o professor, “na câmara de expansão foram utilizados defletores, estrategicamente colocados, de forma a garantirem uma expansão mais uniforme, com menor perda de pressão. Na contração foi utilizada uma relação (de 1:6) que permite menores perdas de pressão (já que, na rede, colocada na maior dimensão, o valor da velocidade é seis vezes menor do que na zona de testes) e um escoamento mais uniforme, com menores níveis de intensidade de turbulência, na zona de ensaios”.

Finalmente, acrescenta ainda o coordenador, “a zona de recirculação aproveita a totalidade do escoamento da zona de testes, o que garante não só menores correntes de ar no interior do laboratório, mas também um melhor aproveitamento de energia pelo sistema, apresentando um design e dimensões que permitem menores perdas de pressão, com um escoamento mais uniforme.

“A construção deste túnel foi efetuada a partir de um programa de computador, que simula o escoamento dinâmico no interior do mesmo, tendo em conta equações de conservação de massa, de energia e de quantidade de movimento. Todos os pormenores foram analisados detalhadamente antes da sua construção”, conclui Eusébio Conceição.

Este financiamento foi atribuído à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e à delegação regional da ASHRAE Students em Faro, instalada também nesta Faculdade.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

«Ideia» da Câmara e do CCMar para o Porto de Faro gera muitas questões, mas há poucas respostas

Não é um projeto, é «uma ideia», apesar de ter já passado para o

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Conselho Geral da UAlg já escolheu membros externos e apostou forte na área empresarial

Os dez membros externos que vão pertencer ao Conselho Geral da Universidade do Algarve,