A American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineering (ASHRAE), sedeada nos EUA, e com delegações em grande parte dos países do mundo, atribuiu um financiamento à Universidade do Algarve para projetar e construir um túnel aerodinâmico com recirculação do ar.
Este túnel vai possibilitar melhores condições para a investigação, na área de aerodinâmica industrial e no desenvolvimento e calibração de sensores de medição da velocidade do ar, e aumentar a qualidade do ensino nestas áreas.
A originalidade do projeto e dos métodos aplicados na construção do equipamento já deu origem ao desenvolvimento de uma nova patente, informa o site da Universidade do Algarve.
Segundo Eusébio Conceição, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia e coordenador do projeto, “esta originalidade prende-se com a utilização de materiais mais acessíveis e com um maior tempo de vida na câmara de expansão, na câmara de concentração e na zona de recirculação”.
Por sua vez, explica o professor, “na câmara de expansão foram utilizados defletores, estrategicamente colocados, de forma a garantirem uma expansão mais uniforme, com menor perda de pressão. Na contração foi utilizada uma relação (de 1:6) que permite menores perdas de pressão (já que, na rede, colocada na maior dimensão, o valor da velocidade é seis vezes menor do que na zona de testes) e um escoamento mais uniforme, com menores níveis de intensidade de turbulência, na zona de ensaios”.
Finalmente, acrescenta ainda o coordenador, “a zona de recirculação aproveita a totalidade do escoamento da zona de testes, o que garante não só menores correntes de ar no interior do laboratório, mas também um melhor aproveitamento de energia pelo sistema, apresentando um design e dimensões que permitem menores perdas de pressão, com um escoamento mais uniforme.
“A construção deste túnel foi efetuada a partir de um programa de computador, que simula o escoamento dinâmico no interior do mesmo, tendo em conta equações de conservação de massa, de energia e de quantidade de movimento. Todos os pormenores foram analisados detalhadamente antes da sua construção”, conclui Eusébio Conceição.
Este financiamento foi atribuído à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e à delegação regional da ASHRAE Students em Faro, instalada também nesta Faculdade.