Debater com a comunidade educativa os reflexos das políticas deste governo na área da educação é o objetivo de uma visita que a deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago vai fazer a Escolas Secundárias de Lagos e Olhão no dia 30 de janeiro.
Ana Drago vai estar presente, a partir das 11 horas, na Escola Júlio Dantas de Lagos, onde promoverá uma primeira sessão de sondagem aos agentes educativos, visitará as instalações e almoçará. Às 16 horas, a deputada do BE vai conversar com «alunos (e professores)» na Secundária Francisco Fernando Lopes de Olhão.
Em cima da mesa estarão dois temas principais, os recentes despedimentos de técnicos dos Centros de Novas Oportunidades (CNOS) e a ameaça de cortes anunciada pelo Ministério da Educação», que na opinião do BE «fazem perigar o funcionamento dos Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP)», segundo anunciou num comunicado o secretariado do BE do Algarve.
«A preocupação do Bloco é tanto maior quanto os TEIP representam uma resposta educativa a alunos em risco de exclusão social e escolar, enquanto os CNOS constituem a derradeira oportunidade de jovens e adultos verem a sua experiência profissional reconhecida ou de adquirirem formação que lhes abra as portas ao exercício de uma profissão, medidas estas ameaçadas pelos sucessivos cortes orçamentais levados a cabo pelo atual Governo», explicam os bloquistas.