Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Colégio Internacional de Vilamoura iniciou um projeto de meditação, que pretende, em articulação com outros projetos estruturantes do Projeto Educativo, nomeadamente a Filosofia para Crianças e Jovens, a Resolução de Problemas e o storytelling, contribuir para um crescimento pleno dos seus estudantes.

“As crianças e jovens lidam diariamente com a velocidade vertiginosa do dia-a-dia. A escola não pode ficar à margem do estilo de vida que domina a sociedade contemporânea, devendo, por isso, encontrar estratégias harmoniosas que conjuguem as necessidades de formação dos jovens do século XXI, e o imperativo de constituir a escola como um espaço de tranquilidade, paz, empatia, de valorização do “eu” e dos outros”, reitera a direção pedagógica do CIV.

Trata-se de um projeto que abrange, nesta fase, todas as crianças do jardim de infância, primeiro e segundos ciclos e que tem como horizonte de expetativas envolver todos os ciclos de estudo. A formação de professores, educadores e assistentes de sala foi o primeiro passo na implementação deste projeto.

“A capacidade de nos concentrarmos está em grande medida relacionada com a aptidão para percecionarmos os pensamentos desencaminhadores que vão surgindo, ao mesmo tempo que aplicamos a determinação de não lhes reagirmos. Isto desenvolve a consciência e reforça a concentração”, palavras de Tomás de Mello Breyner, autor do projeto «O Pequeno Buda», que o projeto de meditação do CIV tem por base.

A prática de meditação promove a aceitação das sensações que o corpo recebe, levando o aluno a uma compreensão progressiva dos mecanismos que as despoleta, o que reduz os níveis de stress e sentimentos negativos. Ao atuar sobre áreas do corpo em constante turbulência, esta “ginástica cerebral” leva a uma melhor gestão intelectual e emocional e a um consequente aumento da satisfação pessoal, produtividade, aproveitamento/desempenho cognitivo.

Ao estreitar laços consigo mesmo e com o outro, esta prática permite ao aluno gerir as suas emoções de forma mais equilibrada, estimulando no mesmo a compaixão, a autoestima e a confiança.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

16 escolas algarvias participam em mais um “Parlamento dos Jovens”

16 escolas, com ensino secundário, do distrito de Faro, vão participar em mais um

Sul Informação

Jovens alunos do Colégio de Vilamoura aprendem Mandarim

260 jovens alunos do Jardim-de-Infância e primeiro ciclo do Colégio Internacional de Vilamoura, distribuídos

Sul Informação

Colégio Internacional de Vilamoura «continua a dar provas da excelente preparação dos seus alunos»

O Colégio Internacional de Vilamoura vem, «ao longo dos anos, dando provas da excelente