Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A delegação da Escola de Ponitz, na cidade de Scharbeutz, na Alemanha, que esteve em Lagoa para um intercâmbio com a Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL), foi recebida na semana passada na Câmara de Lagoa.

A delegação alemã integrava Volker Owerien, presidente da Câmara de Scharbeutz (Estado Federal de Schleswig-Holstein), os vereadores da Educação e do Turismo, o chefe de Gabinete do presidente da Câmara, bem como o diretor da Escola de Ponitz, tendo sido recebida pelo presidente da Câmara de Lagoa e pelo seu executivo.

Este intercâmbio com a Escola de Ponitz, no âmbito da música, e que decorreu de 30 de Março a 2 de Abril, foi integrado na Semana Internacional da ESPAMOL e trouxe a Lagoa um grupo de alunos alemães que, à semelhança do que aconteceu em Fevereiro com os alunos portugueses quando visitaram a Alemanha, ficaram alojados em casas particulares de famílias de acolhimento parceiras do intercâmbio e partilhando a sua cultura e experiência musical.

Na cerimónia de troca de cumprimentos, a delegação alemã referiu o apoio da Câmara de Lagoa a esta iniciativa, salientando a sua importância e o que representa para o desenvolvimento dos jovens, através do contacto com diferentes países e culturas dentro do espaço europeu, abrindo-lhes novos horizontes e permitindo a vivência de experiências enriquecedoras e a assimilação dos princípios de uma verdadeira cidadania europeia.

Realçaram ainda a forma acolhedora como foram recebidos no Algarve, deixando a certeza de que, ao regressarem à Alemanha, dariam conta aos seus cidadãos do que os encantou no concelho de Lagoa.

O presidente da Câmara Francisco Martins disse estar muito reconhecido por essas palavras, ouvindo e destacando as semelhanças e diferenças entre as duas cidades.

No final da reunião, houve uma troca de lembranças.

Ponto alto da Semana Internacional foi o concerto realizado no dia 31 de Março, no Auditório Municipal de Lagoa, promovido pelos alunos portugueses e alemães, a que assistiram todos os outros jovens envolvidos e respetivas famílias.

Segundo a Câmara de Lagoa, o concerto «proporcionou momentos de grande satisfação e emotividade, pela constatação da grande cumplicidade, amizade e envolvimento dos jovens que, no seu dia-a-dia, vivem em cidades separadas por mais de 3.000 quilómetros».

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Câmara de Loulé alarga oferta de manuais escolares ao 5º e 6º ano

Os alunos do 5º e 6º ano das escolas de Loulé também vão ter

Sul Informação

Igrejas de Tavira abrem portas durante o Verão para proporcionar «Férias Ativas» aos jovens

Treze igrejas da cidade de Tavira vão estar abertas ao público até dia 30

Sul Informação

Aplicação sobre toxinas em bivalves leva alunos de Faro à final do FAQtos

Alunos da Escola Secundária João de Deus, de Faro, vão discutir a final do