Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Bruno Romeira recebe hoje nos EUA o prémio da IEEE Photonics Society (IPS) Fellowships Graduate Student 2011. Trata-se da primeira vez que este prémio é atribuído a um estudante de doutoramento de uma universidade portuguesa.

Este trabalho de investigação compreende o estudo de circuitos optoeletrónicos integrados não lineares capazes de produzirem sinais óticos e elétricos com níveis de ruído bastante baixos na banda de frequências das micro-ondas.

As funcionalidades destes circuitos incluem a conversão de sinais elétricos em sinais óticos e vice-versa, assim como a geração e controlo de portadoras elétricas e óticas caóticas.

Estes osciladores optoeletrónicos permitirão simplificar os sistemas de distribuição de sinais de micro-ondas nas redes de comunicação rádio sobre fibra e aumentar a largura de banda dos pontos de acessos às redes sem fios.

Sobre o premiado

Bruno Romeira é natural de Faro, tendo terminado o curso de Física e Química na Universidade do Algarve em 2006. Entre 2006 e 2008, foi investigador no Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT) da Universidade do Algarve, investigando a área das nanoestruturas.

Desde 2008 que se encontra a desenvolver a sua tese de doutoramento no CEOT do Departamento de Física da Universidade do Algarve, sob a supervisão do Prof. Doutor José Figueiredo, em colaboração com a Universidade de Glasgow, no Reino Unido, e com a Universidade de Sevilha, em Espanha.

Nos últimos quatro anos, Bruno Romeira tem participado ativamente em programas nacionais e internacionais de pesquisa. É autor e coautor de artigos em revistas internacionais, dois capítulos de livros, três patentes, além de ter apresentado cerca de vinte comunicações em eventos e conferências internacionais.

Já participou em várias reuniões do IEEE, incluindo o IEEE/LEOS Student Graduate (2008), na Conferência Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD, (2008), na Conferência Europeia Physical Society para Jovens Cientistas (2011), além de ter recebido vários prémios, designadamente da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre o IEEE

O prémio IEEE Photonics Society Graduate Student Fellowship tem como objetivo distinguir o desempenho de estudantes de doutoramento membros da sociedade IEEE Photonics Society. A IEEE Photonics Society é uma rede internacional de mais de 7000 profissionais nas áreas da optoelectrónica e da fotónica.

Quanto ao programa IEEE, concede bolsas de pós-graduação a alunos de excelência membros da sociedade, desde que o tema da sua investigação seja considerado relevante. Para serem premiados, terão também que frequentar o penúltimo ano do doutoramento. As bolsas, no valor de mil dólares, são concedidas de acordo com as seguintes áreas geográficas: América do Norte e América do Sul, Europa e Médio Oriente, África, Ásia e Pacífico.

Mais informações em http://www.photonicssociety.org/award-winners/Graduate%20Student%20Fellowship

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Conselho Geral da UAlg já escolheu membros externos e apostou forte na área empresarial

Os dez membros externos que vão pertencer ao Conselho Geral da Universidade do Algarve,