O seminário “Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva”, destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve, vai decorrer na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, no dia 18 de Abril, das 9h30 às 15h00.
O evento conta ainda com um showcooking e almoço vegetariano confecionado pela Chefe Susana Ferreira, em articulação com o Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria do Agrupamento Escolar Drª Laura Ayres.
Na sessão de abertura, será apresentado um minidocumentário sobre a temática. Segue-se uma intervenção de Elza Cunha, médica de família e membro do PAN Algarve, sobre “Somos o que comemos”.
António Martins, chefe de Divisão de Educação da Câmara de Loulé, vai falar sobre a “Relevância da alimentação vegetariana no contexto da educação alimentar”, seguindo-se a apresentação de Miguel Freitas, primeiro secretário da AMAL, dedicada ao tema “O papel da AMAL na divulgação e implementação da alternativa vegetariana nas cantinas públicas”.
Às 11h30, vai ser apresentado o Movimento Segundas sem Carne – Pela Saúde, Animais e Planeta.
Já na parte da tarde, a partir das 14h00, Sandra Silva, nutricionista e coautora do Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar, da Direção Geral de Saúde, irá falar sobre “A alimentação vegetariana em idade escolar”.
O presidente da Câmara Vítor Aleixo fará o encerramento do Seminário.
Durante o almoço buffet, que decorre a partir das 12h45, os participantes terão a oportunidade de provar pratos como papas de milho vegetarianas, risoto de cogumelos, moussaka de lentilhas ou leite creme vegan.
As inscrições decorrem até dia 12 de Abril, são limitadas e gratuitas, e podem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/a3AtAI2Pn9MAFIWl2
Esta iniciativa é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e do PAN (Pessoas Animais e Natureza), com o apoio da Associação Vegetariana Portuguesa e do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, e visa materializar as diretivas do programa nacional para a promoção de uma alimentação saudável, da Direção Geral de Saúde e do Programa Segundas sem Carne.