Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

282 alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve iniciaram, ao longo das últimas semanas, estágios em empresas da região, de outros pontos do país e em Espanha, na Grécia, na Holanda e em Moçambique. Os estudantes desta unidade orgânica da universidade algarvia ficarão 2 a 4 meses nas empresas de acolhimento, período após o qual receberão o respetivo diploma de formação.

Este programa de estágios abrange tantos alunos de cursos de licenciatura como aqueles que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). «No estágio testam-se as competências obtidas durante o tempo de estudo e reforçam-se as denominadas soft-skills, como: relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, cumprir horário/gestão do tempo, capacidade comunicativa, resolução de problemas, entre outras», ilustrou a UAlg.

Os estágios estão repartidos por empresas de diversas áreas de atividade. O setor do turismo é aquele que absorve mais estudantes da ESGHT, 43,7% do total de estagiários, que se distribuirão pela hotelaria e similares, agências de viagens e transportes, parques temáticos e outros serviços turísticos. Também o setor de serviços, nomeadamente gabinetes de contabilidade e consultadoria, setor público, banca e seguros, sistemas e tecnologias de informação, são bons “cliente” desta escola da UAlg, acolhendo 33,4 % dos estágios. Os demais alunos vão trabalhar na área do Comércio e Indústria (6,3%) e noutras atividades (16,4%).

«Cada estágio é acompanhado por um professor da escola (orientador) e por um elemento da organização recetora (supervisor).Além dos estágios obrigatórios, existem ainda os extracurriculares que são realizados por estudantes do 1º e 2º anos das licenciaturas. Com os estes (extracurriculares), os estudantes começam desde logo o treino em contexto de trabalho, podendo no final do curso acumular entre 6 a 8 meses em estágio, o que facilita a entrada no mercado de trabalho. Esta atitude é cultivada pela ESGHT no sentido de o aluno ir construindo o seu currículo. Nos TeSP o estágio é obrigatório no 2º ano e tem a duração de seis meses», acrescentou a Instituição de Ensino Superior algarvia.

Ao todo, revelou a UAlg, a ESGHT recebeu mais de 350 propostas de estágio de empresas, que foram colocadas à disposição dos estudantes, a quem também é dada a oportunidade de sugerir o seu estágio. «A Escola incentiva que a elaboração do plano de funções a desempenhar e o contacto com a empresa sejam desenvolvidos pelo estudante. No global, planear e gerir quase três centenas de estágios obrigam a uma logística complexa, mas que a ESGHT já incorpora como uma rotina e permitiu, ao longo dos anos, acumular uma base de dados com mais de 2 mil empresas/organizações», concluiu a Universidade do Algarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos