Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Universidade do Algarve, Campus de Gambelas

Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve, vai apresentar o livro «Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE», sobre uma metodologia de avaliação de ensino da Medicina. A apresentação decorre amanhã, dia 4 de Outubro, às 18h15, no Auditório Verde (edifício 8) do Campus de Gambelas.

Este livro é a primeira obra do género escrita em português e conta com a participação de mais de 100 médicos, entre vice-coordenadores, autores, diretores e revisores, alguns dos quais reputados especialistas nacionais de todo o país.

Os prefácios são da autoria de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos, de José Ponte, primeiro diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM/UAlg), conjuntamente com Pedro Marvão, atual subdiretor do mesmo mestrado.

Já o posfácio é assinado por Manuel Sobrinho Simões, reputado professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A obra tem a chancela científica da Ordem dos Médicos.

A cerimónia inicia-se, às 17h30, com uma preleção e debate sobre o «Futuro da Formação e Avaliação Médica» e terá como oradores convidados Drew Tarmey, da Manchester Medical School e Carlos Cortes, coordenador do Conselho Nacional da Pós-Graduação da Ordem dos Médicos.

Já a moderação ficará a cargo de José Ponte, fundador do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve.

A sessão irá contar ainda com as intervenções de António Branco, reitor da Universidade do Algarve, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, e Isabel Palmeirim, diretora do MIM.

Para as 18h15 está marcada a apresentação do livro que, além de Luís Castelo-Branco, tem ainda a colaboração de vários médicos formados pela Academia algarvia.

No final da cerimónia serão ainda assinados vários protocolos de cooperação. Será firmado um Acordo Específico de Cooperação Pedagógica entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, um protocolo entre o Algarve Biomedical Center (ABC) e o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML).

Para terminar, Fernando Araújo, secretário de estado Adjunto e da Saúde, estará presente na assinatura do protocolo entre a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde e a Universidade do Algarve.

 

Sobre o livro:

Trata-se da primeira obra do género em português sobre a metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Exam) e surge com o objetivo de preparar atuais e futuros estudantes bem como todos os médicos para a prática das competências clínicas adquiridas ao longo do seu percurso académico. Apesar do OSCE ser uma metodologia de avaliação amplamente utilizada nos países anglo-saxónicos, ainda é pouco aplicada em Portugal pelo que este lançamento pretende contribuir para a sua ampla utilização nas instituições de ensino de medicina portuguesas.

«Além dos aspetos práticos, o que mais me seduziu, enquanto professor de Medicina e tutor de internos de Anatomia Patológica, no trabalho dos mais de cem profissionais que acompanharam o Doutor Luís Castelo-Branco nesta verdadeira aventura, foi a capacidade de distinguir o essencial do acessório (e ter a coragem de incluir a comunicação no lado do essencial) e o desassombro com que se aborda, ao longo de todo o livro, a questão do ensino de competências clínicas», diz Manuel Sobrinho Simões no posfácio do livro.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos