Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Jovens estudantes da Escola Secundária de Vila Real de Santo António vão participar, com três projetos, na Mostra Nacional de Ciência, que se realiza de 31 de Maio a 2 de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 

A Fundação da Juventude reúne na 12ª Mostra Nacional de Ciência os 100 projetos, que envolvem 265 jovens cientistas e 64 professores de 41 instituições de ensino.

Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 100 melhores projetos que este ano estão em destaque na 12ª Mostra Nacional de Ciência.

Os projetos, esses, podem valer 5 mil euros em prémios e a oportunidade de participarem nos mais variados certames internacionais.

A Escola Secundária de VRSA participa com três projetos: “Carbono Azul no Sapal de Castro Marim”, “EcoCONTROL – Aplicação para o consumo controlado de água” e “Será que está na altura de ter a minha primeira relação sexual?”.

Aberto a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior a competição deste ano revelou «uma forte adesão a nível nacional», diz a organização.

A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 12ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu.

É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como seja a Final Europeia e a Intel ISEF.

Para Francisco Maria Balsemão, presidente da Fundação da Juventude, «é importante que se apoie e se fomente o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode e deve começar nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa, nas competições europeias e internacionais, ainda na semana passada, um dos projetos portugueses que participou nos EUA na Intel ISEF obteve o 2º lugar a nível mundial».

Como explica o presidente da Fundação da Juventude, «é através de iniciativas como o Concurso para Jovens Cientistas que a Fundação da Juventude tem premiado o mérito e a investigação científica. Este esforço é reconhecido pelos prémios obtidos em participações internacionais».

A avaliação e a seleção dos trabalhos cabe a um júri designado pela Ciência Viva que integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.

Aberta ao público em geral e com acesso livre e gratuito, a Mostra Nacional de Ciência é uma coorganização da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e do Município do Porto e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

sulinformacao

Também poderá gostar

Palacete Guerreirinho

Palacete Guerreirinho e Escola de Saúde ajudam a resolver falta de quartos para alunos em Faro

Universidade do Algarve considera que edifício onde funcionava a Escola Superior de Saúde é
Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (2)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (1)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (3)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (4)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (5)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (6)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (7)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (8)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (9)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (10)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (11)|Dia Aberto 2019_Fotos Universidade do Algarve (12)

Até de Almada e Barreiro vieram alunos para o Dia Aberto da UAlg

Foram cerca de 3 mil os que aderiram ao Dia Aberto da UAlg, a
DIA ABERTO_UALG-12_2018

Universidade do Algarve tem o Dia Aberto mais concorrido de sempre

São esperados 3 mil visitantes, a larga maioria alunos dos Ensino Básico e Secundário