O projeto “Milage”, que incorpora uma aplicação móvel explicadora de Matemática, está a promover a 1ª edição de um concurso que visa distinguir os melhores alunos dos ensinos Básico e Secundário.
A ideia é «promover a prática de aprendizagens inovadoras com recurso à plataforma gratuita Milage Aprender +” e potenciar a aprendizagem móvel, utilizando smartphones ou tablets», diz a Universidade do Algarve (UAlg).
Todas as escolas nacionais podem propor alunos e professores. Pela primeira vez consideram-se três categorias a concurso.
A primeira é a classificação “Milage Aprender+” alunos. Nesta categoria são reconhecidos os alunos e as respetivas escolas do ensino básico e secundário que ,ao resolverem exercícios de matemática do ano em que se encontram inscritos, ficaram melhor classificados.
A segunda é o “aluno produtor Milage Aprender+”, categoria em que serão premiadas as três melhores equipas de alunos, orientados por professores, e as respetivas escolas, cujas fichas de exercícios sejam desenvolvidas durante o ano letivo 2018/19, para serem utilizadas por alunos utilizadores da aplicação.
Por fim, a terceira é a categoria “professor produtor Milage Aprender+”. Nesta categoria serão distinguidos três professores e as respetivas escolas que tenham contribuído, elaborando fichas de exercícios, durante o ano letivo 2018/19, para serem utilizadas por alunos utilizadores da aplicação.
«Embora esta seja a primeira edição oficial do concurso, é de realçar que, de ano para ano, as pontuações têm aumentado, o que significa que os alunos estão a resolver mais exercícios», diz a UAlg.
No ano de 2017/18 já foram distinguidos alunos dos seguintes agrupamentos de escolas: Rio Tinto nº3, em Rio Tinto, Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, Casquilhos, no Barreiro, Dr. Francisco Sanches, em Braga, e de Santo António, em Santo António da Charneca.
Para mais informações sobre o regulamento, clique aqui.