Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Manuel HeitorO ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior intervém esta sexta-feira, 8 de Julho, às 18h15, na sessão de encerramento no IX Congresso Português de Sociologia “Portugal território de territórios”, organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia e que está a decorrer no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

O ministro Manuel Heitor abordará aspetos críticos que hoje afetam a sociedade portuguesa e europeia e mostram bem a necessidade de reforçar o trabalho de sociólogos, assim como o ensino superior e a investigação em Sociologia.

Neste contexto, o discurso do ministro centrar-se-á na complexidade dos processos de inovação que emergem e que favorecem as sociedades que se organizam em torno de uma cultura de diálogo associada a rotinas de avaliação e de crítica.

Abordará assim os desafios para a adoção de rotinas de participação pública, incluindo na atividade científica, mas também as questões críticas que hoje requerem uma perspetiva social e um repúdio claro de todos, como seja as práticas de praxe académica que ainda persistem no contexto do ensino superior em Portugal.

O governante referirá os grandes desafios para Portugal ao nível europeu, incluindo os atuais movimentos migratórios para e dentro da Europa, e a garantia de novas ações de política científica e de ensino superior que consagrem a integração efetiva de migrantes na Europa do conhecimento.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg e quer potenciar contributo da universidade para a região

Vítor Neto, responsável máximo pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, foi