Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
EB 2,3 Monchique
Foto: Lúcia Costa

Monchique vai ter uma nova escola EB 2,3. O presidente da Câmara Rui André assinou esta quinta-feira um protocolo com o Ministério da Educação que permite à autarquia avançar para a construção de uma nova escola. O investimento previsto é de cerca de 4,2 milhões de euros e as obras podem avançar já no próximo ano.

Segundo adiantou Rui André ao Sul Informação o investimento também já foi a reunião de Câmara na terça-feira, tendo sido aprovado por unanimidade.

Apesar de a candidatura contemplar a renovação, Rui André diz que é necessário construir uma nova escola de raiz. A primeira opção será manter a atual localização, uma vez que «fica perto dos equipamentos que a autarquia já dispõe de apoio, como as piscinas municipais, o que permite que sejam utilizadas pelos alunos». No entanto, está “em cima da mesa” a alteração de local.

Mesmo que a escola não mude de sítio, não haverá, segundo o autarca, necessidade de criar instalações temporárias alternativas para receber os alunos. «Se for construído no mesmo sítio, num edifício único, os restantes blocos que não estão a ser intervencionados podem receber as turmas, porque  há salas de aula vagas. Depois de estar finalizada a obra, serão demolidos».

Os problemas da atual escola são vários e motivam queixas dos alunos e dos encarregados de educação há décadas. «O modelo da escola é antigo e disfuncional, com blocos. O pavilhão desportivo nunca foi bom. O telhado está separado da estrutura e entra nevoeiro e, às vezes, já parou de chover na rua e ainda chove no pavilhão», enumera o autarca.

Apesar de o projeto de arquitetura ainda não estar feito, nem sequer encomendado, Rui André já tem uma ideia para a nova EB 2,3 de Monchique: «pode passar pela construção em bloco de um edifício, e de um pavilhão, que também será o municipal, com bancadas, para receber eventos. A ideia é que o pavilhão da escola passe a ser o principal, substituindo o que, agora, fica localizado por cima do edifício dos Bombeiros Voluntários».

Apesar de o autarca dizer que as obras podem começar já em 2016, o que faria com que a escola estivesse pronta em 2018, Rui André alerta que «até lá, ainda há muito trabalho pela frente. Vamos ouvir a comunidade educativa, e não só, para saber que escola querem, para saber quais as aspirações das pessoas. Se querem que aquela escola receba turmas do primeiro ciclo, se há a ambição de criar ensino secundário… Há um amplo debate, e depois é que vamos lançar o concurso para a elaboração do projeto», adianta.

Do total do investimento de 4,2 milhões de euros, cabe à autarquia assegurar o financiamento de 50%, sendo que, para isso, a Câmara vai contrair um empréstimo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Situações de incêndio na Serra de Monchique junto ao Parque da Mina «já estão resolvidas»

Os dois alertas de incêndio recebidos ao fim da manhã deste sábado na zona

Sul Informação

Jovens de Silves debateram bullying, igualdade de género e crise dos refugiados

  Os alunos das turmas do 3º ao 5º ano das escolas EB1 de

Sul Informação

Governo anuncia medidas para atenuar insucesso escolar em escola de Santa Bárbara de Nexe

O Governo garante que irá permitir à escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe