Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

estudantes42068 novos estudantes foram admitidos, em 2015, no ensino superior público, o que corresponde a um aumento de 11,4% em relação à mesma fase do concurso de 2014, anunciou o Ministério da Educação, após a conclusão da colocação na primeira fase do 39º concurso nacional de acesso.

Apresentaram-se a concurso, nesta fase, 48271 candidatos, representando um aumento de 13,8% face à mesma fase do ano anterior.

Este resultado permite que sejam recuperados os níveis de acesso de 2011, depois de três anos em que a procura do ensino superior esteve em baixa.

Os resultados da primeira fase do concurso foram divulgados na Internet, este domingo, 6 de Setembro, às 00h01, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.

Dos candidatos à primeira fase do concurso, 87,1% foram já colocados, sendo que 84,4% dos estudantes agora admitidos foram colocados numa das suas três primeiras opções.

Das 50555 vagas colocadas a concurso, sobraram 8 714 vagas para a segunda fase do concurso.

A Universidade do Algarve registou um crescimento de 19% do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, consolidando o aumento que já havia registado no ano passado (14%) e afirmando-se como a instituição que mais cresceu entre o conjunto das universidades portuguesas.

O número total de novos estudantes no ensino superior público em 2015 incluirá, para além dos estudantes colocados na segunda e terceira fases do concurso nacional, os que venham a ser admitidos na Universidade Aberta, nas instituições de ensino superior militar e policial , através dos regimes especiais de acesso, através dos concursos especiais organizados pelas instituições de ensino superior para estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; Estudantes titulares de diploma de especialização tecnológica; Estudantes titulares de outros cursos superiores; Acesso ao curso de Medicina por licenciados; Estudantes internacionais, e ainda nos cursos técnicos superiores profissionais.

 

Candidaturas à 2ª fase começam esta segunda-feira

Entretanto, a partir de amanhã, dia 7, e até 18 de setembro, decorrerá a apresentação da candidatura à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2015.

Na 2ª fase são colocadas a concurso as vagas sobrantes da 1ª fase do concurso; as vagas ocupadas na 1ª fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; as vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1ª fase, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; As vagas libertadas em consequência de retificações na colocação na 1ª fase.

A essas vagas da 2ª fase serão deduzidas as vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso e as vagas que, até ao início da seriação dos candidatos, sejam utilizadas no atendimento de reclamações.

Quando, tendo sobrado vagas na 1ª fase do concurso, o resultado das deduções atrás referidas conduza a um valor igual a zero ou negativo, o número de vagas colocado a concurso é um.

4. Podem concorrer à 2ª fase do concurso os candidatos à 1ª fase não colocados, os candidatos colocados na 1ª fase que pretendam concorrer de novo (se estes estudantes forem colocados na 2ª fase, a colocação n1ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaram, são anuladas) e ainda os candidatos que, embora colocados na 1ª fase, não procederam à respetiva matrícula e inscrição.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg e quer potenciar contributo da universidade para a região

Vítor Neto, responsável máximo pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, foi

Sul Informação

Presidente da AAUAlg quer que próximo reitor seja «também dos estudantes»

Um reitor que seja também dos estudantes. É esta a principal caraterística que o