Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma equipa interdisciplinar da Universidade do Algarve (UAlg), que participou nas jornadas da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), realizadas de 1 a 3 de Junho, no Porto, venceu o primeiro prémio dos desafios da “Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade – TOM Porto 2017, ao desenvolver uma ortótese para o tornozelo e pé.

A equipa vencedora, formada por docentes e estudantes das licenciaturas em Ortoprotesia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica e Eletrónica da UAlg, «desenvolveu um protótipo para uma ortótese funcional para o pé que permite maior estabilidade na marcha, com reajuste na transferência do peso e controlo do pé pendente, e que pode ser ativada/desativada à distância para que permita, seletivamente, a flexão do pé», explica a UAlg.

No total participaram no concurso dez equipas representantes de várias instituições de Ensino Superior Público, que durante dois dias desenvolveram projetos inovadores.

Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de dispositivos/produtos de apoio para a melhoria da funcionalidade das pessoas com deficiência ou incapacidade, o TOM decorre em vários países do mundo, tendo sido esta a primeira vez que se realizou em Portugal.

Quanto à SUPERA é uma associação científica e técnica, de natureza multidisciplinar, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento de atividades de ciência e tecnologia orientadas para a melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Universidade do Algarve tem abertas candidaturas para frequentar o Ano Zero

A Universidade do Algarve tem abertas candidaturas, até ao próximo dia 25 de Agosto,

Sul Informação

Mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve tem três novas disciplinas de opção

O mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve (UAlg) tem três novas disciplinas: Horticultura

Sul Informação

Centro de Investigação da Universidade do Algarve está a estudar efeito dos microplásticos em bivalves

O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg) está