Os Paços do Concelho de Albufeira têm patente a exposição “Nós e os Riscos”, que foi inaugurada na passada quinta-feira e vai ser exibida até ao dia 19 de junho. A mostra reúne trabalhos efetuados pelos alunos do 2º e 3º anos das escolas básicas do 1.o ciclo do concelho sobre «os diversos riscos naturais e tecnológicos a que estamos sujeitos».
A inauguração contou com a presença do executivo municipal e das diversas entidades locais envolvidas na prevenção de situações de risco ou prestação de socorro e emergência, entre elas a Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha Portuguesa e GNR.
Segundo a autarquia albufeirense, durante a visita à mostra, «o Serviço Municipal de Proteção Civil explicou aos alunos do Jardim de Infância dos Caliços quais os riscos coletivos, naturais e tecnológicos existentes, sensibilizando-os para as medidas de autoproteção a adotar em caso de Cheias e Inundações, Vagas de Frio, Queda de Arribas, Incêndios Florestais, Tornados, Ondas de Calor, Sismos, Tsunamis, Trovoadas, Incêndios Urbanos e Secas».
«Estas ações de sensibilização direcionadas às crianças são extremamente importantes na medida em que a prevenção é o caminho a seguir quando falamos de riscos naturais e tecnológicos que, na maioria das vezes, são imprevisíveis», destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa.
A exposição vai receber a visita dos Jardins de Infância e Escola Básicas do 1.o Ciclo do concelho, «com o intuito de dar a conhecer aos alunos as medidas a adotar em situações de risco e alertá-los para os diferentes cenários possíveis».
Ana Vidigal, vereadora com o pelouro da Proteção Civil considera que «a exposição é uma forma divertida de divulgarmos esta temática junto dos mais novos e incentivá-los a aprenderem a proteger-se a si e aos que os rodeiam».
Depois do período de exposição nos Paços do Concelho, a mostra muda-se, entre 1 e 15 de julho para o Algarve Shopping, na Guia, na entrada principal da Praça da Restauração.