Um grupo de docentes do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve estão desde o dia 13 de Junho em Roma para um curso intensivo, no âmbito do projeto europeu E-RESPLAN – Innovative Educational Tools for Energy Planning, financiado pelo programa ERASMUS+. A formação termina esta sexta-feira.
Segundo a Universidade do Algarve, «este curso pretende capacitar os docentes das universidades parceiras para novas abordagens de ensino e de aprendizagem baseadas no uso de mapas concetuais (Cmaps) e de software educacional livre, com foco nas áreas do planeamento urbano e da eficiência energética».
O projeto E-RESPLAN «pretende integrar diferentes disciplinas e matérias relacionadas com o planeamento sustentável do território e da paisagem e criar uma estrutura orgânica que defina estratégias eficazes e sustentáveis, onde Ambiente, Paisagem, Tecnologia e Gestão são posicionados em conjunto para uma visão mais integrada e pluridisciplinar», acrescenta a UAlg.
O E-RESPLAN é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS+ (Programa Comunitário 2014-2020), Ação-chave 2 “Cooperação para a Inovação e Boas Práticas” e ação “Parcerias Estratégicas nos domínios da Educação, da Formação e da Juventude”.
Para além da Universidade do Algarve, a parceria do projeto é constituída pela Universidade de Maribor (parceiro líder), Eslovénia; UNIROMA3 – Universita degli Studi Roma Tre, Itália; Universidad Pablo de Olavide, de Sevilha, Espanha; e por duas Agências de Energia, IRENA – Istrian Regional Energy Agency Ltd., Labin, Croácia, e MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency, sediada em La Valeta.