Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

portal infocursos_1Os dados atualizados do portal Infocursos, que reportam ao ano de 2013/14, já estão disponíveis nessa plataforma online, anunciou o Ministério da Educação.

Esses dados permitem aos candidatos ao ensino superior ter acesso a informação relevante para escolher melhor a formação superior depois de terminado o ensino secundário.

Lançado há um ano, o portal Infocursos teve já mais de dois milhões de visualizações de páginas e 260 mil utilizadores distintos.

«Estes números provam que não só os estudantes reconhecem o Infocursos como uma plataforma de informação essencial, dedicada também a famílias e outros estudantes para além dos finalistas do ensino secundário», salienta o Ministério da Educação, em nota de imprensa.

Este Portal reúne informação sobre todos os cursos de licenciatura e mestrado integrado ministrados em Portugal e oficialmente registados na Direção-Geral do Ensino Superior agora à data de 31 de dezembro de 2014.

Apresenta dados caracterizadores de cada curso em termos do concurso nacional de acesso ao ensino superior e reúne, de forma gráfica e fácil de interpretar, vários indicadores estatísticos, entre os quais se destacam a distribuição dos estudantes consoante as vias de ingresso no curso; o percentil médio dos estudantes à entrada do curso, em termos de notas nas provas de ingresso; as taxas de abandono, transferência e continuidade dos alunos no curso um ano após a sua primeira matrícula.

portal infocursos_2O Ministério da Educação realça, nos dados agora disponibilizados, «um decréscimo da taxa de abandono – alunos que não são encontrados no sistema um ano após a primeira inscrição». Essa taxa, que foi de 12,2% nas licenciaturas (1ºciclo) de ensino público em 2012/13, passa agora para 10,3% em 2013/14. E no ensino privado passa de 16,3% para 12,6%.

A informação disponível no portal Infocursos mostra também a distribuição dos alunos por sexo e idades, a distribuição das classificações finais à saída do curso e a relação entre o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego, com base nos registos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, e o número de diplomados, curso a curso, entre outros parâmetros.

O Portal Infocursos, segundo o Ministério da Educação, «faz parte do esforço que tem sido feito pelo Governo para uma maior transparência em matéria de oferta formativa de nível superior, nomeadamente no que se refere à informação disponível para uma escolha informada por parte dos candidatos ao Ensino Superior. Com mais e melhor informação, é possível um melhor alinhamento entre as expectativas dos estudantes e a sua futura realidade académica e profissional, com benefícios para os candidatos, para a sociedade e para a nossa economia».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg e quer potenciar contributo da universidade para a região

Vítor Neto, responsável máximo pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, foi

Sul Informação

Presidente da AAUAlg quer que próximo reitor seja «também dos estudantes»

Um reitor que seja também dos estudantes. É esta a principal caraterística que o